A participação do UNIDEP ocorre por meio da Liga Acadêmica de Direito Processual Civil (Ladproc)
16/5/2024
Compartilhe
O curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está participando da 7ª Competição Brasileira de Processo, realizada pelo Coletivo Processualistas e pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). A participação ocorre por meio da Liga Acadêmica de Direito Processual Civil (Ladproc), que em poucos meses de atuação já destaca-se por inserir o curso em uma das competições mais importantes do Brasil.
A Competição Brasileira de Processo faz parte de um movimento que está desenvolvendo a cultura dos moot courts, iniciativas que promovem a educação jurídica por meio de simulações de processos e julgamentos. Um exemplo é o Moot de Processo Civil da OAB Paraná, cuja primeira edição, realizada em 2023, teve o UNIDEP como vencedor.
O acadêmico do 7º período de Direito, Thiago Adler Tavares Vieira, que preside a Ladproc, integrou a equipe vencedora do I Moot e agora também participa da Competição Brasileira de Processo. “O resultado no I Moot da OAB Paraná fomentou nossa vontade pela criação de uma Liga Acadêmica, para que pudéssemos desenvolver um grupo de estudos que tivesse como foco a participação da Instituição em competições acadêmicas do campo jurídico. Nesse sentido, a principal delas, dentro do direito processual, é a promovida pelo IBDP”, conta Thiago.
Para ele, representar a IES em uma competição de abrangência nacional é uma experiência ímpar na jornada acadêmica dos integrantes da Ladproc. “Participar de eventos fora do eixo convencional da Instituição é sempre uma oportunidade de crescimento e de aprimoramento do currículo acadêmico. Além disso, experienciar uma competição nacional de processo, representando o nosso curso e a faculdade, é de grande honra e orgulho”, ressalta Thiago.
Na 7ª Competição Brasileira de Processo o UNIDEP está competindo com outras 27 faculdades, de diferentes regiões do país. A equipe representante da IES conta com os seguintes membros da Ladproc: Thiago Adler (presidente); Bruna Muller (vice-Presidente); Gabrielly Accorsi (tesoureira); Gustavo Pegoraro (secretário); João Demétrio Slaviero (diretor de comunicação); e Laisa Backof (diretora científica).
A competição divide-se em duas etapas principais: uma fase escrita, com apresentação de peças processuais; e uma fase oral, que acontece de 06 a 08 de novembro, em Brasília. “Estamos na primeira etapa, promovendo também pesquisas jurídicas, mentorias para as demais fases da competição, organização de workshops e sessões de treinamento com profissionais da área”, pontua a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero.
Angélica ressalta que o UNIDEP incentiva a participação dos estudantes em competições acadêmicas, como forma de promover a prática jurídica em ambientes de julgamentos simulados. “Atividades dessa natureza oportunizam o desenvolvimento de habilidades críticas como argumentação, pesquisa jurídica, redação de peças processuais e oratória. Além disso, é uma excelente oportunidade para os alunos se destacarem no meio acadêmico e profissional, criando uma rede de contatos valiosa”, enfatiza.
Ela salienta a trajetória exitosa do curso em competições do gênero, referindo-se ao I Moot promovido pela OAB/PR, em que o UNIDEP conquistou o 1º lugar entre 84 universidades paranaenses. “A Competição Brasileira de Processo tem abrangência nacional e é promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil, que é uma organização fundada em agosto de 1958, cuja finalidade é promover o estudo e o desenvolvimento do Direito Processual Civil no Brasil. Ambas as competições promovem a difusão do estudo Direito Processual e são de grande relevância”, completa. A equipe do UNIDEP, vencedora do I Moot, contou, também, com Larissa Hofmann, hoje egressa do curso de Direito.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]