O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), unidade de graduação do Grupo Afya, realizará uma programação para celebrar a formatura da primeira turma do Curso de Medicina, que também caracteriza-se enquanto primeira turma do Programa Mais Médicos a concluir a graduação no país. A programação acontecerá no dia 28 de julho, com início às 09h, no Anfiteatro do UNIDEP.
Além de coroar a formação dos primeiros 46 médicos e médicas graduados na Instituição, o momento contará, ainda, com a presença de lideranças locais, regionais e nacionais. Entre as atrações preparadas para a ocasião, destaque para a aula magna ministrada pela médica pediatra Dra. Ana Escobar, com o tema “O futuro da Atenção Primária à Saúde na era da telemedicina e inteligência artificial”.
Desde setembro de 2017, o Curso está sendo ofertado em Pato Branco, por meio do Programa Mais Médicos, que credenciou o município através de edital de chamamento público, tendo o UNIDEP obtido a autorização para a oferta. Com o primeiro projeto pedagógico criado em 2006, a trajetória do Curso acompanha a história da IES, que possui 23 anos de atuação, sendo referência na oferta de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, especialmente nos campos da saúde.
“Temos orgulho dessa trajetória, pelos professores e profissionais que integram nossa história. Nossos alunos têm demonstrado a responsabilidade do ensino que ofertamos aqui e, ao serem inseridos desde o primeiro período em cenários de prática junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão tornando-se médicos que dominam os princípios de complexidade, excelência e humanização”, ressalta a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.
Investir para transformar
Ao ofertar um Curso de Medicina por meio do Programa Mais Médicos, as instituições de Ensino Superior assumem, até o momento de reconhecimento de seu Curso, compromissos junto ao Ministério da Educação. Dentre eles, está o repasse de contrapartida financeira à gestão local do SUS, via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Esses recursos podem ser destinados a quatro modalidades: à capacitação dos profissionais da Rede Pública de Saúde; para aquisição de equipamentos; à reforma ou construção de locais para abrigar os serviços públicos de saúde; e ao pagamento de bolsas de Residência Médica.
Nesse sentido, desde setembro de 2017, o UNIDEP repassou cerca de R$ 10 milhões ao Município de Pato Branco, pela regulamentação do COAPES – recursos que estão sendo destinados a obras de reforma, ampliação e novas instalações na rede pública de saúde, bem como à aquisição de equipamentos, capacitação de profissionais e bolsas de residência médica. Há também obras de reforma e revitalização no Hospital São Lucas e no Hospital Policlínica, custeadas com recursos próprios do UNIDEP – montante superior a R$ 1 milhão em investimentos da IES.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: jozieli.cardenal@unidep.edu.br