Notícias
Reitoria

UNIDEP Futsal Feminino apresenta elenco para 2023

Compartilhe

Na última sexta-feira (24/02), o UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino lançou a Temporada 2023, momento dedicado à apresentação dos patrocinadores e da equipe que representará o time em campeonatos estaduais e nacionais. O evento contou com a presença da reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche e da vice-presidente da Associação Pato-branquense de Futsal Feminino, Luiza Paz, assim como de representantes das empresas parceiras e imprensa local. Entre os destaques da noite, houve o anúncio da participação da equipe na Liga Feminina de Futsal.

Além de marcar o primeiro ano de atuação da técnica Rafaela Nicolete à frente da equipe, o momento também celebrou as conquistas de 2022, com destaque para a consolidação das escolinhas nos bairros. São 10 escolinhas de futsal feminino, que atendem mais de 300 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos. Somam-se a isso destaques, participações e títulos obtidos pelo time no ano passado: campeãs da Copa União com o grupo adulto; campeãs dos Jogos Abertos da Juventude; finalistas do Campeonato Paranaense Sub-17 e Sub-20; 3º lugar nos Jogos Infantis do Sudoeste do Paraná (Jimsops), com alunas das escolinhas; 6º lugar nos Jogos Escolares do Paraná; destaques nos Jogos Abertos do Paraná; participação na Copa do Mundo de Futsal, a primeira competição internacional do time. A trajetória de 2022 foi coroada, ainda, com a convocação da ala Milena Agostinho, acadêmica do curso de Fisioterapia, para a Seleção Brasileira, que conquistou o Campeonato Sul-Americano de Futsal Feminino Sub-20.

“Tivemos grandes conquistas na temporada passada e em 2023 não será diferente. Estamos vivendo um novo sonho, com a concretização dos projetos sociais, o que também oportuniza que tenhamos nossas categorias de base com mais de 90% das atletas oriundas da cidade. Estamos desenvolvendo atletas de alta performance, o que soma-se ao propósito social da nossa atuação, bem como ao compromisso de representar o município, o que agora ocorrerá na maior competição do país, a Liga Feminina de Futsal. É uma luta diária, de muitas pessoas, para que possamos viver esse sonho”, destaca a técnica Rafaela, que também é professora do curso de Educação Física do UNIDEP.

A parceria entre o UNIDEP e a Associação Pato-branquense de Futsal Feminino iniciou em 2019. O Centro Universitário oferta bolsas de estudos para as atletas do UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino, auxiliando no desenvolvimento acadêmico e profissional, juntamente com o incentivo ao esporte. Atualmente, 15 atletas e integrantes da Comissão Técnica do time estão sendo beneficiados com bolsas de estudos na Instituição, nos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

“O que nos encantou, em 2019, foi muito além do projeto competitivo, mas sim o potencial de transformação social que aquela ideia tinha. Hoje, vivemos a concretização de um projeto que vai muito além das competições, pois começa com as escolas de patinhas, impactando positivamente a vida das atletas e suas famílias. Nossa responsabilidade com a sociedade, enquanto Instituição de Ensino Superior, é traduzida todos os dias por nossos alunos e professores, bem como no desempenho do UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino Brasil afora”, disse a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.

A vice-presidente da Associação Pato-branquense de Futsal Feminino, Luiza Paz, enalteceu a mobilização de diferentes setores da sociedade em prol do sucesso da equipe, especialmente dos patrocinadores que acreditam e apoiam o projeto. “Há muito sentimento por trás do nosso projeto e sabemos que o esporte revoluciona a vida das pessoas, oportunizando esperança. O que estamos vivendo ainda é só o início, pois além da equipe de competição, temos as escolinhas de patinhas, conduzidas com muita responsabilidade e ética. Sabemos que muitos talentos e novas atletas estão nascendo por meio dos nossos projetos sociais e isso é motivo de orgulho”, enfatizou.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche, a trajetória do Futsal Feminino confirma a postura da municipalidade em prol de políticas públicas que fomentem o esporte em Pato Branco. “A formação de atletas e a conquista de títulos é consequência de um trabalho que envolve o poder público, entidades e as famílias, pois o esporte molda vidas, traz disciplina e representa novas oportunidades de futuro. Por isso, Pato Branco respira o esporte, e seguiremos assim, para que sejamos reconhecidos enquanto uma capital esportiva”, frisou.

Novas atletas

Além de manter nomes como Milena Agostinho (campeã Sul-Americana pela Seleção Brasileira Sub-20) e Greice Behm (campeã Gran Pix pela Seleção Brasileira e artilheira da equipe pato-branquense, com 63 gols na temporada passada), o elenco para 2023 foi anunciado com seis novos nomes, cinco deles com bolsas de estudos integrais ofertadas pelo UNIDEP:

Carol, goleira e acadêmica do curso de Psicologia do UNIDEP: campeã Mundial Escolar, campeã Sul-Americana Escolar, bicampeã Taça Brasil Sub-20 e bicampeã Catarinense Sub-17; Gabrielly Rodrigues, goleira e acadêmica do curso de Fisioterapia: campeã Liga Campineira; Geovanna, ala/pivô e acadêmica do curso de Fisioterapia: campeã Jogos Abertos, campeã Jogos da Juventude e campeã Paulista Sub-20; Letícia, ala e acadêmica do curso de Educação Física: campeã Paulista Sub-20, campeã Jogos Abertos de São Paulo, campeã Joguinhos Abertos de São Paulo; Maísa Lorrainy, ala/pivô e acadêmica do curso de Educação Física: pentacampeã Liga Norte, hexacampeã Estadual (Goiás, Tocantins e Mato Grosso), convocada para a Seleção Brasileira Sub-20; e Pelé, pivô: bicampeã Paulista, campeã Taça Brasil, campeã Jogos Abertos do Paraná e campeã Brasileira de Seleções.

Competições para 2023

Entre as competições previstas para serem disputadas pelo UNIDEP Futsal Pato Branco Feminino em 2023, estão: Liga Feminina de Futsal, Jogos Abertos do Paraná, Campeonato Paranaense e a Copa Mundo do Futsal. A equipe disputará, também, com suas categorias de base, o Campeonato Paranaense Sub-20, o Campeonato Paranaense Sub-17 e os Jogos Escolares do Paraná.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo