Notícias
Comitê de Sustentabilidade

UNIDEP integra diretoria do Conselho de Meio Ambiente

Compartilhe

A professora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Ma. Keli Starck, compõe a Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMMAPB) para a gestão 2023-2025. Enquanto vice-presidente, ela atuará ao lado de Vitor Debastiani Valer (presidente) e de Luísa Favaretto (secretária executiva). Keli, que é engenheira ambiental, leciona nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, além de coordenar o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e o Comitê Interno de Sustentabilidade da IES.

Ela explica que a Lei Ordinária nº 5.967/2022 trouxe uma importante alteração para a participação das entidades no CMMAPB. Com essa mudança, o Conselho agora é composto por 22 membros, distribuídos equitativamente entre o Poder Público e a sociedade civil organizada. “No mês de março, ocorreu a eleição para definir os representantes da sociedade civil organizada, momento em que o UNIDEP apresentou sua candidatura e foi eleito para ocupar uma das vagas. Já no mês de abril, houve a eleição para definir a Diretoria do CMMAPB”, conta.

Keli ressalta que a participação da comunidade na gestão pública, por meio de conselhos, é um importante mecanismo para consulta e exercício da participação popular. “Com base nessa premissa, atuo no Conselho de Meio Ambiente desde 2013 e, atualmente, represento o UNIDEP. O CMMAPB desempenha um papel fundamental na área ambiental, por isso a relevância da participação nesse espaço para discutir questões essenciais à qualidade de vida dos cidadãos pato-branquenses”, evidencia.

A professora também enaltece como a sua atuação no Conselho reflete nas ações do Comitê Interno de Sustentabilidade do UNIDEP. “Trabalhando em colaboração com os membros do Conselho, é possível identificar oportunidades para envolver a comunidade acadêmica e contribuir para as ações do Comitê de Sustentabilidade. Essa parceria permite que o UNIDEP participe ativamente das discussões e decisões relacionadas à gestão ambiental do município, estabelecendo uma conexão entre a academia e a sociedade, em prol de um desenvolvimento sustentável”, completa.

Keli é doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR), engenheira de segurança do trabalho pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e engenheira ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além da coordenação do NEaD, ela também atua como coordenadora Nacional das Engenharias do Grupo Afya.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo