Notícias
Reitoria

UNIDEP lança cursinho gratuito para estudantes da Rede Pública de Ensino

Compartilhe

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) lançou nesta quarta-feira, dia 31, o Estrelar – Cursinho Voluntário e Solidário, que atenderá gratuitamente alunos da Rede Pública de Ensino de Pato Branco. Professores e diretores da Rede Estadual de Ensino, bem como representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), estiveram presentes na cerimônia de lançamento. O momento também integrou a programação de aniversário do UNIDEP, que celebra 24 anos neste 31 de julho de 2024.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou a chegada do Cursinho como uma forma de celebrar o aniversário da Instituição. “Os nossos 24 anos também representam as entregas que fazemos à comunidade, por meio dos vários atendimentos na área de saúde e nas demais áreas do conhecimento. Por isso, o Estrelar vem para auxiliar os jovens num momento tão importante, que é a decisão pela sua carreira profissional, a decisão, inclusive, por dar sequência aos seus estudos. Que possamos oportunizar a eles a possibilidade de sonhar e de terem suas vidas transformadas pela educação. Afinal, é isso que nos move”, salienta.

A professora dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia do UNIDEP, Dra. Gisele Costa Duarte, é a idealizadora e coordenadora do Estrelar. Ela explica que o Cursinho será preparatório, voltado para o Enem e outros vestibulares. “Nosso principal intuito é preparar esses estudantes para ingressarem na universidade, para que possam alcançar o sonho tão esperado: uma vaga no Ensino Superior. Enquanto professora, que vim de escola pública, acredito fortemente na proposta do projeto e sei que ele será transformador, tanto para os alunos do Ensino Médio, quanto para os acadêmicos do UNIDEP que conduzirão as atividades”, pontua.

A acadêmica do 8º período do curso de Medicina, Gabriele Giaretta, integra o grupo de alunos do UNIDEP que atuará no Estrelar, a partir de orientação e supervisão docente. “Eu, que estudei em escola pública, me vejo nesses alunos, pois também passei por essa fase preparatória de cursinhos e vestibulares, e precisei me dedicar muito para estar aqui hoje. Por isso, acredito que o Cursinho ajudará esses alunos a se preparem e concretizarem seus sonhos. Também contribuirá na minha formação e no meu protagonismo, pois viverei esse outro lado, que é o da docência”, disse.  

O chefe do NRE, professor Marcelo Oltramari, destacou a atuação do UNIDEP em prol das necessidades da Rede Pública de Ensino e também da sociedade. “É uma grande satisfação receber mais esse projeto do UNIDEP, que sempre acolhe nossas escolas públicas e as nossas necessidades. Esse projeto complementará os estudos que os nossos alunos têm nas escolas, com os nossos professores, e mostrará a realidade da universidade, apresentando um futuro melhor. Agradeço ao UNIDEP, por mais esse sonho e parceria”, frisou.

O projeto

Enquanto mais um projeto extensionista do UNIDEP, o Estrelar confirma o legado da IES com a cidadania e a responsabilidade social. As aulas iniciam em 20 de agosto e seguem até 31 de outubro, sendo realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, no UNIDEP. Esta primeira edição oferta 38 vagas para estudantes da Rede Pública de Ensino de Pato Branco e conta com a parceria da Maestro Educação, que forneceu o acesso à sua plataforma de ensino.

------------

Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo