Iniciativa é do Núcleo de Experiência Discente (NED) e de acadêmicos do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda
31/10/2023
Compartilhe
Nesta segunda-feira (30/11), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou o lançamento do Inventô, um movimento de arte e cultura promovido pelo Núcleo de Experiência Discente (NED) e pelo 8º período do curso de Publicidade e Propaganda. Além de promover uma exposição de artes plásticas e um concurso de fotografias, a iniciativa está conduzindo as Oficinas de Arteterapia que estão envolvendo alunos, professores e colaboradores do UNIDEP.
A coordenadora do NED, professora Jaqueline Bernardi Ferreira, pontua que o Inventô está contribuindo para o fortalecimento do movimento em prol da Arteterapia na IES. “Por ser elaborado por acadêmicos, o projeto trouxe um olhar sensível e assertivo às ações do NED. Além disso, está sendo conduzido com carinho, cuidado e competência, deixando marcas positivas e, certamente, frutos significativos”, avalia.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enfatiza a importância da mobilização, que está fomentando a arte e a cultura no ambiente acadêmico. “Estamos estimulando que nossos alunos enxerguem o mundo de uma forma diferente, transformando não somente a experiência discente, mas também a comunidade. Que esta seja uma semente e que, a partir dela, tenhamos mais eventos e oficinas, afinal, a arte é uma forma de comunicação e o curso de Publicidade e Propaganda está cumprindo o seu papel social”, salienta.
O Inventô resulta do trabalho de conclusão de curso dos acadêmicos de Publicidade e Propaganda Camila Muller, Lucas Calixto, Maria Joana Chiodelli, Sabrina Dalsasso e Thaís Wagner, por meio da disciplina de Projeto Experimental II, sob orientação dos professores Everton Lozáppio, Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal.
“O nosso intuito é trazer a arte para o ambiente acadêmico de forma que alegre, tranquilize e inspire os alunos, professores e colaboradores do Centro Universitário. Queremos que a nossa comunidade possa se expressar de forma livre, para que tenha uma melhor experiência durante sua jornada aqui no UNIDEP”, destaca a acadêmica do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda, Maria Joana Chiodelli.
Para a pró-reitora de Graduação, professora Carla Maria Ruedell, o olhar para a cultura, associado ao ensino e à pesquisa, potencializa o desenvolvimento multidisciplinar da comunidade acadêmica. “Temos, aqui, o exemplo de uma atividade curricular, que nasceu numa disciplina, mas que está gerando frutos e seguirá fazendo parte do UNIDEP. Uma instituição de ensino precisa respirar arte e cultura, portanto, que este seja o início de um projeto que veio para florescer”, enfatiza.
O lançamento do Inventô contou com um concurso fotográfico, que reuniu 30 participantes e o patrocínio das Águas do Verê, Aiqfome e Abraço Perfumado, com apoio do Departamento Municipal de Cultura. Também houve uma exposição de lançamento, com obras de Ágatha Comochena, Luiza Vanin, Rodrigo Piasecki e Selma Viechnieski.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br