Ao todo, estão sendo ofertadas 12 bolsas, para alunos e professores, distribuídas entre as áreas de conhecimento que congregam os cursos de graduação do UNIDEP. Também é possível participar de forma voluntária
17/12/2021
Compartilhe
A Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) lançou o terceiro edital de seleção de projetos para concessão de apoio à pesquisa científica e à iniciação científica, que oferta fomento financeiro e econômico para alunos e docentes por meio de bolsas. Para tanto, os projetos propostos precisam ter a participação de docentes e de pelo menos um acadêmico. As inscrições ocorrerão de 17 de janeiro a 14 de fevereiro, e o Edital 007/2021 já pode ser conferido em: www.unidep.edu.br/sites/pesquisa.
O edital prevê a participação de acadêmicos e professores do UNIDEP em quatro categorias: Programa de Bolsas para Pesquisa Científica (ProBPC), voltado a docentes; Programa de Voluntariado em Pesquisa Científica (ProVPC), também dirigido a professores; Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC), voltado a alunos; e Programa de Voluntariado em Iniciação Científica (ProVIC), destinado a acadêmicos e egressos.
No total, estão sendo ofertadas 12 bolsas, seis para docentes e seis para estudantes do UNIDEP. Entre elas, seis destinam-se aos cursos de Educação Física – Bacharelado, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia; duas são para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Software; outras duas bolsas são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Publicidade e Propaganda; mais duas bolsas destinam-se a todas as áreas do conhecimento. Os alunos contemplados pelo ProBIC receberão bolsa mensal correspondente a R$ 400,00.
Entre os itens a serem avaliados, estão: o projeto de pesquisa proposto, os Currículos Lattes do professor pesquisador e do acadêmico que pleiteiam bolsa, além da média do histórico escolar do aluno. O edital permite, ainda, a parceria com outras organizações para a realização das pesquisas, especialmente instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas e indústrias.
A Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, ressalta que a publicação do terceiro edital confirma a institucionalização da pesquisa científica no UNIDEP. O investimento em pesquisa soma-se às atividades de ensino, materializando a evolução do Centro Universitário.
“Esse terceiro edital reafirma o compromisso da Instituição enquanto Centro Universitário em investir em pesquisa, uma vez que esses recursos são oriundos do orçamento próprio da IES, que mesmo em um contexto de pandemia mantém o fomento financeiro e incentiva seus alunos e docentes. Com isso, estamos fortalecendo, a cada ano, a cultura da pesquisa no UNIDEP”, enaltece Marielle.
Valorização da pesquisa
Desde 2019, o UNIDEP incentiva a pesquisa acadêmica por meio de editais internos, que oportunizam bolsas de estudo e fomento voltadas à iniciação científica. São projetos nas mais variadas áreas do conhecimento e cursos da IES. Entre eles está o projeto “Direito e Tecnologia: Diálogos entre as inovações tecnológicas e o ordenamento jurídico”, que deu origem ao Conecta Direito: Grupo de Estudos em Direito e Tecnologia do UNIDEP. O professor Murilo Henrique Garbin, responsável pela proposta, compartilha a importância de participar e ser contemplado pelo edital. “O interesse pela pesquisa, e especialmente pelo fomento à iniciação científica na graduação, é algo que sempre me moveu. O edital proporcionou de maneira muito efetiva esse movimento, colhendo ótimos frutos”, avalia.
Segundo o professor, de maneira formal, vinculados ao edital, o projeto contou com a participação de 6 alunos do 9º e 10º períodos do curso de Direito. Além deles, outros 7 alunos, do 4º, 8º e 10º períodos, também participaram do grupo ao longo do ano. “A discente bolsista, movida pelo fomento a ela destinado pelo edital, desenvolveu pesquisa na área, tendo resultados aprovados e apresentados em dois eventos científicos: Summit UNIDEP 2021 e II Seminário de Inteligência Artificial, Proteção de Dados e Cidadania (USP e URI-Santo Ângelo). Haverá publicação em anais em ambos”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br