Notícias
Proppexii

UNIDEP oferta curso de extensão em Libras para colaboradores da Unimed

Compartilhe

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI), firmou parceria com a Unimed Pato Branco para a oferta de Curso de Extensão de Libras – Nível Básico, com foco no Campo da Saúde, para colaboradores da Unimed. A primeira aula aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 08, dando início ao cronograma composto por 15 encontros. As aulas serão ministradas pela docente do UNIDEP, psicóloga bilíngue, professora especialista e intérprete de Libras Luciana de Freitas Bica, juntamente com o professor surdo Heron Rodrigues da Silva, graduado em Letras Libras e em Educação Física, e especialista em Educação Especial. 

De acordo com Duane De Bastiani Farinella, psicóloga da Unimed Pato Branco, a formação busca preparar os colaboradores da Unimed para o atendimento à comunidade surda, promovendo a inclusão de deficientes auditivos e surdos, bem como viabilizando o acesso à saúde por meio de acolhimento e atendimento humanizado. 

“Estou muito feliz por estarmos proporcionando este curso, pois o idealizamos há cerca de dois anos e agora se tornou uma realidade. Com isso, nós da Unimed, nossos colaboradores e beneficiários, poderemos entregar um atendimento inclusivo e humanizado, acolhendo a comunidade surda e cumprindo com o nosso papel perante a sociedade”, disse Duane. 

Para a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol Antunes, a oferta do curso é motivo de orgulho para a IES, especialmente pela representatividade para a comunidade surda. “Com essa capacitação, reforçamos o nosso compromisso voltado à responsabilidade social, bem como a bonita história que construímos ao longo desses 20 anos em que estamos levando atendimento de saúde humanizado e de qualidade, por meio da atuação dos egressos que inserimos no mercado de trabalho de Pato Branco e região”, destacou. 

A coordenadora da COPPEXI, professora Marielle Sandalovski Santos, enalteceu a importância das ações de extensão, que intensificam a conexão do UNIDEP com a comunidade. “Vamos nos colocar no lugar de uma pessoa surda durante um atendimento de saúde: as barreiras no processo de comunicação implicam diretamente na qualidade do atendimento prestado. Nós do UNIDEP nos orgulhamos por colaborar com a importante missão da inclusão de indivíduos surdos. E iremos, ao lado da Unimed Pato Branco, contribuir para a saúde e bem-estar de nossa comunidade”, pontuou Marielle. Ela lembrou, ainda, que o curso é resultado da caminhada voltada ao ensino da Libras no campo da saúde que vem ocorrendo na IES nos últimos anos. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo