Programa conta com módulos formativos mensais, reunindo líderes e gestores do Centro Universitário de Pato Branco
27/6/2024
Compartilhe
Nesta quinta-feira (27/06), a Reitoria do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou o lançamento da segunda edição da Academia de Lideranças, um programa realizado pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta). O primeiro encontro foi conduzido por Rosângela Angonese, líder do Polo de Liderança e Cultura Empreendedora do Sebrae/PR, que falou sobre o desenvolvimento de líderes a partir de uma abordagem voltada à empatia, colaboração e resultados.
A Academia de Lideranças configura-se enquanto um programa institucional que busca desenvolver competências em gestores e coordenadores do UNIDEP, fomentando a atuação profissional com foco na Educação. “Nossos professores e equipes são conduzidos por suas lideranças e isso também reflete na jornada dos acadêmicos. Ao oportunizarmos um ciclo de formação como este, estimulamos o aprimoramento constante, desenvolvendo as potencialidades de líderes que têm amor pela Educação”, salienta a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.
Rosângela Angonese também é coautora do livro “O fim da liderança tóxica nas organizações”. No primeiro encontro da Academia de Lideranças 2024 ela abordou o tema “A nova liderança: do compartilhamento do poder aos resultados”, enaltecendo que a liderança, com foco em gestão, deve assumir uma postura verticalizada, onde líderes compartilham conhecimentos e responsabilidades com seus liderados.
“A liderança que oportuniza processos de inovação é aquela construída de forma colaborativa, onde líderes e liderados somam suas habilidades e competências. A partir disso, é possível fortalecer uma rede formada por múltiplos atores, fomentando ambientes corporativos mais inclusivos, colaborativos e empáticos”, disse Rosângela.
Sobre o desenvolvimento da liderança, seja em âmbito profissional ou pessoal, Rosângela destacou a importância do autoconhecimento. “A atuação em cargos de gestão de equipes ou processos requer também o estímulo à autenticidade, em que o líder deve expandir a sua identidade. A partir disso, é possível criar ou identificar oportunidades de crescimento, o que reflete diretamente no desempenho da equipe liderada e, consequentemente, gera resultados positivos à empresa”, salientou.
A Academia de Lideranças 2024 terá encontros mensais. A coordenadora do Gesta e do Programa, professora Ma. Jaqueline Bernardi Ferreira, explica que esta edição busca fortalecer as lideranças da IES, visando impulsionar a excelência e a inovação institucional. “O UNIDEP reconhece a importância de investir no desenvolvimento profissional de suas lideranças, para maximizar o potencial de suas equipes e alcançar os objetivos organizacionais”, completa.
Os próximos encontros da Academia de Lideranças 2024 terão os seguintes temas:
Julho: inteligência emocional na liderança.
Agosto: inteligência intergeracional.
Setembro: gestão de conflitos e mediação.
Outubro: integração de equipes e fortalecimento de cultura organizacional.
Novembro: métodos ágeis na liderança e gestão do tempo.
Dezembro: papel da liderança no desenvolvimento de talentos.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]