Com 164 trabalhos científicos submetidos, a programação organizada pelo Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro reuniu profissionais de diferentes áreas de atuação no campo da saúde
25/10/2023
Compartilhe
De 19 a 21 de outubro, aconteceu o III Encontro Médico Acadêmico de Pato Branco, um evento acadêmico-científico organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro, juntamente com a Coordenação de Curso e as 32 Ligas Acadêmicas de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). A programação contou com diferentes temáticas da área da saúde, por meio de palestras e oficinas ministradas por médicos especialistas nas áreas de cardiologia, saúde mental, urgência e emergência, gastroenterologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, entre outros.
Entre os destaques, esteve a palestra de abertura sobre vacinação e controle da pandemia de Covid-19, com Fraciele Fontana Sutile Tardetti Fantinato, enfermeira pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), mestra em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis pela Universidade de Brasília (UNB) e doutoranda em Epidemiologia em Análise de Situação em Saúde também pela UNB. Ela integrou o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (2014-2022), atuando também como coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A palestra de encerramento foi ministrada pelo médico Nelson Sabadin, ginecologista e obstetra, que coordenou o Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Terezinha de Erechim (2015-2019) e lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (2015-2019). Destaque, ainda, para as oficinas que abordaram práticas como remoção de cistos e abcessos, partos de emergência, conduta em casos de Acidente Vascular Encefálico (AVE), sutura, debridamento, entre outras.
Além disso, a iniciação científica também foi estimulada pela programação, que contou com 164 trabalhos submetidos para avaliação, com premiação em 4 modalidades. “O evento trouxe oportunidades únicas aos acadêmicos, permitindo o contato com atividades variadas, promovendo aprendizados com palestrantes e profissionais renomados. Também configurou-se pela interação entre a comunidade acadêmica, conectando os estudantes a novas experiências”, salienta a presidente do CA XXV de Setembro, Carla Bertelli, estudante do 6º período do curso de Medicina.
O coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, enfatiza que o Encontro Médico é mais uma oportunidade de atualização científica, com ótimas opções para que os acadêmicos desenvolvam uma visão crítica sobre a Medicina, além de terem a possibilidade de ampliar seu networking, conhecendo palestrantes e futuros colegas de profissão.
“Houve, também, a promoção de conexões, uma vez que o encontro foi um ambiente rico de oportunidades para os acadêmicos, com mesas-redondas multidisciplinares, palestras com profissionais renomados e cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional. Foi uma oportunidade muito relevante para o amadurecimento dos acadêmicos e para a construção de seus currículos, somada às apresentações de trabalhos científicos”, completa Vilson.
O III Encontro Médico Acadêmico de Pato Branco, promovido pelo UNIDEP, contou com os seguintes patrocinadores: Afya, Medcel, Cross Formaturas, Clirads, Clínica Cattani, Sans Égal e Plátano.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br