Notícias
Extensão

UNIDEP realiza programação de segurança no trânsito

Compartilhe

No último sábado (03/06), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) marcou presença na Praça Presidente Vargas, realizando ações de extensão alusivas ao Maio Amarelo, voltadas à conscientização e prevenção a acidentes de trânsito. Participaram acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética e Medicina. Na ocasião, aconteceu uma simulação de atropelamento, que contou com apoio do Depatran, Detran/PR e Polícia Militar. O Teatro Ação CPM, do 6º Colégio da Polícia Militar de Pato Branco, também integrou a programação.

A programação contou a atuação de acadêmicos dos 5º e 7º períodos do curso de Enfermagem, por meio da disciplina de Projeto Integrador, ministrada pela professora Leocádia Brufati Fagundes, com organização da professora Lia Barbosa Argenton. Estudantes do 1º período de Medicina participaram com a disciplina “Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (Piepe)”, ministrada pelas professoras Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues e Luciana De Freitas Bica.

Do curso de Estética e Cosmética atuaram estudantes dos 1º e 5º períodos, na disciplina “Maquiagem e Visagismo”, ministrada pela professora Karin Schmidt, realizando maquiagem artística em alunos e atores, para simular lesões causadas por acidentes de trânsito, tais como hematomas, fratura exposta, escoriações e cortes.

Na ocasião, houve uma simulação de atropelamento de uma pessoa idosa. “Os alunos buscaram impactar a população com sensibilizações, por isso optamos pela temática do Maio Amarelo, alertando a comunidade sobre os altos índices de acidentes de trânsito e que seguem ocorrendo por imprudência”, conta a professora Leocádia, do curso de Enfermagem.

No curso de Medicina, a atividade ocorreu por meio da curricularização da extensão. “O Piepe é uma disciplina nova, que está inserindo os acadêmicos na realidade da cidade. A temática do trânsito foi sugerida pela Secretaria Municipal de Saúde, nos permitindo conhecer a realidade social, de mobilidade e de saúde de Pato Branco”, completa a professora Raphaela.

A acadêmica do 1º período do curso de Medicina, Julia Ribas dos Santos, ressalta a importância das práticas extensionistas. “Desde o início da graduação já estamos vivendo práticas de extensão junto à comunidade, o que nos permite desenvolver responsabilidade social e afetiva. O Piepe agregará muito na nossa jornada de formação médica, pois teremos uma vivência diferente da sociedade e da realidade”, destaca.

------------
Matéria e fotos: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo