Certificação do Sebrae/PR, Governo do Estado e Separtec reconhece o Programa iDaí enquanto pré-incubadora e consolida o UNIDEP como ambiente de inovação
21/11/2023
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está entre as Instituições de Ensino Superior certificadas durante o 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, realizado pelo Sebrae/PR, Governo do Estado do Paraná e Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec). A programação ocorre em Guarapuava, nos dias 21 e 22 de novembro. Na ocasião, o UNIDEP recebeu o credenciamento do Programa iDaí, voltado à pré-incubação de ideias e projetos inovadores desenvolvidos pela comunidade acadêmica.
O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, professor Douglas Henrique Batista, explica que a certificação fortalece a cultura de inovação e empreendedorismo no UNIDEP. “Isso significa que entramos, oficialmente, no grupo de ambientes de inovação e no mapeamento do Estado do Paraná. Com isso, podemos participar de editais e ações que fornecem recursos para apoiarmos e acelerarmos os nossos projetos de inovação”, destaca.
Para a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, o reconhecimento do iDaí como um dos ambientes de inovação paranaenses é um momento significativo para o UNIDEP. “Além de reconhecer o movimento da inovação presente no UNIDEP há anos, a certificação traz possibilidades futuras ligadas à nossa participação em editais de fomento e demais projetos inovativos. Para isso, precisamos seguir firmes, nessa sinergia entre cursos, setores, docentes e alunos, bem como com a comunidade externa”, salienta.
O consultor de negócios do Sebrae/PR da região Sul, Elizando Ferreira (Kaxa), explica que a certificação integra o processo de potencialização da Rede de Habitats de Inovação da Região Sudoeste e Sul do Paraná, complementando as ações voltadas ao desenvolvimento do ecossistema de inovação regional. “O objetivo é fomentar a cultura do empreendedorismo inovador, além de fortalecer as ações já executadas pelas instituições em prol da geração de negócios inovadores”, frisa.
Kaxa enaltece a contribuição das Instituições de Ensino Superior para que a região Sudoeste seja uma das maiores geradoras de startups (empresas de negócios digitais) do Paraná. “Este resultado só tem sido possível graças ao engajamento dos parceiros com foco em ações integradas e convergentes. Por isso, ter uma pré-incubadora dentro de uma faculdade, é um divisor de águas qualitativo do processo, pois é o espaço que, de fato, ajudará estudantes e professores a empreenderem”, completa.
Ambientes de inovação
São considerados ambientes de inovação parques tecnológicos (em fase de operação, implantação e em planejamento), incubação (pré-incubadora, incubadora e acolhedora) e espaços de interação (agência de inovação, centro de inovação, espaço maker e hub de inovação).
Nesse sentido, durante o 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, foram certificados 188 ambientes no Paraná, destes, cinco são de Pato Branco: iDaí (UNIDEP); FabLab (UTFPR); Incubadora da UTFPR; Centro de Inovação (UTFPR); e Parque Tecnológico de Pato Branco.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br