Notícias
Reitoria

UNIDEP recebe visita do prefeito eleito de Pato Branco, Géri Dutra

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (11/12), as Reitorias, coordenadores de cursos e líderes de setores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) receberam o prefeito eleito de Pato Branco, Géri Dutra. Na ocasião, foram apresentadas as principais ações de pesquisa, extensão e inovação realizadas pelo UNIDEP, bem como as contribuições dos cursos da IES para os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os destaques apresentados, estão os atendimentos em saúde ofertados de forma gratuita por alunos, professores e preceptores do UNIDEP, que em 2024 já somam mais de 50 mil. A atuação dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Psicologia e Estética e Cosmética oportuniza a inserção de acadêmicos e docentes em diversas cidades. Além de Pato Branco, o Internato de Medicina, por exemplo, ocorre em cidades como Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Colombo, Curitiba, Francisco Beltrão, São João, São José dos Pinhais e Vitorino.

O UNIDEP também investe na saúde local. Os recursos oriundos do curso de Medicina e repassados ao sistema local de saúde desde 2017, via Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), somam mais de R$ 12 milhões, destinados à formação para profissionais de saúde, construção e reforma de unidades básicas de saúde e aquisição de equipamentos para a rede de atenção à saúde.

“Fazemos parte da história de Pato Branco há mais de 24 anos e, dessa forma, continuaremos ao lado da municipalidade, à disposição dos sonhos e projetos voltados ao bem-estar e qualidade de vida da população pato-branquense. Para isso, seguiremos preconizando e desenvolvendo uma educação de excelência e cada vez mais humanizada”, destacou a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.

Géri salientou que, na sua gestão, pretende desenvolver um ecossistema de educação, consolidando Pato Branco como polo de inovação, por meio da união entre as Instituições de Ensino Superior. Ele também pontuou que incentivará a pesquisa e a extensão, fomentando movimentos gerados pela municipalidade.

“Nestes quase 35 anos atuando como professor, aprendi que a verdadeira transformação de vidas ocorre por meio da educação. Precisamos, cada vez mais, integrar os mais variados níveis da educação, especialmente para que a qualidade do Ensino Superior possa contribuir para o desenvolvimento de todas as áreas do município, levando saúde, educação, bem como gerando emprego e renda”, completou.

------------

Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo