A conquista, inédita na história do UNIDEP, fortalece os Acordos de Cooperação Técnica com a UTFPR voltados à pesquisa, extensão e inovação que contribuem para o desenvolvimento local e regional
13/12/2024
Compartilhe
Por meio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) receberá aproximadamente R$ 100 mil em auxílio financeiro destinado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Os recursos, pleiteados pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), serão utilizados para o fortalecimento das ações da pré-incubadora “iDaí?”.
O projeto contemplado pela Fundação Araucária, por meio da Chamada Pública 20/2023, intitula-se “Fortalecimento de negócios inovadores em estágios iniciais pela pré-incubadora ´iDaí?`”. “Essa aprovação também demonstra a importância do UNIDEP no ecossistema local e regional, nos posicionando como um dos principais ativos do município no que diz respeito a inovação, principalmente na área da saúde”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, Douglas Henrique Batista.
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Marielle Sandalovski Santos, enfatiza a importância da parceria entre o UNIDEP e a UTFPR-PB na elaboração e implantação de ações que envolvem pesquisa, extensão e inovação. “Tais ações estão relacionadas a temáticas de interesse comum das instituições e com impacto no contexto local e regional. Nesse sentido, o projeto aprovado busca fortalecer as condições de suporte e recursos a empreendedores e startups em estágio inicial de desenvolvimento e conectados com a pré-incubadora ´iDaí?`”, destaca.
A primeira parcela do recurso já foi recebida pela Fundação de Apoio à UTFPR (Funtef), responsável pela gestão orçamentária do projeto. As primeiras etapas da proposta, com duração de 36 meses, já estão em fase de execução, conforme prevê a parceira entre UNIDEP e UTFPR-PB. Para aprovação do projeto, destaca-se também o apoio da Regional de Pato Branco do Sebrae/PR.
Pré-incubadora do UNIDEP
A pré-incubadora "iDaí?" é credenciada junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec) e visa, preferencialmente, projetos inovadores no campo da saúde, tendo em vista que essa é uma das quatro verticais dos Ecossistema Local de Inovação (ELI) e é uma das principais competências do UNIDEP e da Afya.
“Também conectamos soluções alinhadas às demais vocações locais e regionais. A captação de projetos ocorre de forma contínua. Podem integrar as propostas submetidas à “iDaí?” membros das comunidades interna e externa ao UNIDEP, desde que ao menos um integrante da equipe seja estudante ou docente no UNIDEP”, completa Marielle.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]