Projeto do curso de Odontologia foi o vencedor da sexta edição do Startup Weekend Pato Branco, que contou com mais de 100 participantes e promoveu 54 horas de imersão
21/8/2023
Compartilhe
De 18 a 20 de agosto, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) sediou o Startup Weekend Saúde Pato Branco, promovido pelo Sudovalley, comunidade de startups do Sudoeste do Paraná. Foram 54 horas de imersão, reunindo estudantes e profissionais das áreas de saúde, tecnologia, design e empreendedorismo. Os mais de 100 participantes partilharam um único propósito: transformar a saúde das pessoas.
Em Pato Branco, o Startup Weekend chegou a sua sexta edição. Criado para fomentar a criatividade, o espírito empreendedor e a inovação, nesta edição os participantes desenvolveram soluções inovadoras e disruptivas abordando desafios reais enfrentados pelo setor de saúde. Durante a jornada de ideação, os grupos tiveram o acompanhamento de mentores experientes e workshops, além da oportunidade de networking com investidores e outros empreendedores.
O Sudovalley existe há mais de 10 anos, promovendo o compartilhamento de experiências e a formação de novos empreendedores no Sudoeste do Paraná – é uma comunidade orgânica, que integra mais de 450 startups no Sudoeste do Paraná, com apoio do Sebrae/PR. “Os participantes buscaram problemáticas reais no campo da saúde e deram origem a 14 projetos com potencial de inovação e continuidade. A partir de agora, todos podem juntar-se ao Sudovalley para compartilharem seus conhecimentos, experiências e oportunidades”, aponta o coordenador do Sudovalley, professor Douglas Henrique Batista, que também coordena o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do UNIDEP.
Douglas enaltece a jornada vivida pelos participantes durante o evento. “Os participantes trilharam toda a jornada empreendedora, tirando a ideia do papel, realizando pesquisas e protótipos, até chegarem na apresentação do pitch. Essa jornada muniu cada um com conhecimentos práticos sobre a criação de negócios inovadores, o que é muito relevante para suas vidas profissionais, tanto na continuidade dos projetos, quanto para a visão sobre os trabalhos que já realizam”, destacou.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, evidenciou a importância do evento, que reuniu inovação, saúde e educação. “Tivemos muitos alunos do UNIDEP participando da programação, vivendo a integração com diferentes profissionais e áreas do conhecimento. É uma honra sediarmos e realizarmos esse evento, uma vez que integramos o ecossistema de inovação local e regional, onde somos um dos principais ativos inovativos de Pato Branco, com nossos professores, colaboradores e acadêmicos”, avaliou.
O consultor de negócios do Sebrae/PR da região Sul, Elizando Ferreira (Kaxa), ressaltou a relevância da temática em saúde do Startup Weekend. “O UNIDEP atua em prol da educação em saúde há mais de 20 anos, o que confirma a realização do SW Saúde na Instituição, congregando outras instituições de Ensino Superior. Esta edição contribuiu para ratificarmos o ecossistema de inovação do Sudoeste, oportunizando uma jornada para que ideias nasçam e sejam potencializadas”, disse.
Para Fernando Serrano, diretor executivo da Medical Harbour, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para o avanço da educação na área da saúde, por meio de conteúdos digitais interativos 3D, e que compõe o hub de empresas digitais do Grupo Afya, atuou como mentor e também representou a Afya no evento. “Somos o maior ecossistema de saúde do Brasil, com 32 instituições de ensino, presentes em 14 Estados brasileiros, investindo também em startups da área da saúde, dispondo de um programa de aceleração próprio. Acreditamos no desenvolvimento da sociedade por meio da educação e de ideias inovadoras, por isso apoiamos o Startup Weekend”, salientou.
Além da Medical Harbour, o UNIDEP também inseriu na programação do Startup Weekend Saúde Pato Branco a participação da Shosp, outra startup do hub da Afya, e que possui um sistema de software médico voltado à gestão e atendimento otimizado. A cofundadora da Shosp e gerente de Novos Negócios da Afya, no pilar Digital Health, Maísa Marques Machado, esteve presente no evento e atuou como mentora, contribuindo para o desenvolvimento das ideias que nasceram no SW.
Experiência inesquecível
O primeiro lugar do Startup Weekend Saúde Pato Branco foi conquistado pela equipe Dsia, liderada pela professora do curso de Odontologia, Ma. Gabriela Dagios Amadori. Como proposta, o grupo buscou desenvolver uma solução voltada ao monitoramento prático dos alunos: um manequim com sensores, câmeras integradas e inteligência artificial, que permite o acompanhamento, em tempo real, das atividades desenvolvidas em laboratório. “Foi gratificante ver os alunos com olhos brilhando e com o desejo de desenvolver uma solução tecnológica para a nossa área de atuação. Ter a oportunidade de desenvolver a ideia dentro da Instituição é muito gratificante”, disse.
O egresso do curso de Educação Física do UNIDEP, Bruno Munaretto, reside em Chopinzinho e atua como empresário da área da saúde. No Startup Weekend a sua equipe, denominada Wellfit, conquistou o segundo lugar com uma plataforma digital para mapear as causas de afastamentos em ambientes de trabalho, possibilitando a retenção e permanência dos trabalhadores por meio de hábitos ligados à saúde e qualidade de vida.
“Voltar à Instituição é uma satisfação, pois meu aprendizado durante a graduação se tornou um modelo de negócio. Aqui no SW, associamos o que enfrentamos no mercado, vivemos as principais etapas para o desenvolvimento de uma startup, conhecendo pessoas de diferentes culturas, profissões e regiões. Foi um evento maravilhoso e que certamente transformou a minha vida”, destacou.
O facilitador do Startup Weekend Saúde Pato Branco foi o pernambucano Zenuel Costa Xavier Lins, voluntário da Techstars. “Vivemos em Pato Branco um final de semana que nos mostrou os caminhos para desenvolvermos nossas ideias. Foi uma imersão “mão na massa”, uma jornada de ideação e validação de soluções que podem prosseguir futuramente. Assim como participar de um SW mudou a minha vida, certamente essa experiência impactou positivamente a caminhada de muitas pessoas”, enfatizou.
Ao todo, foram 14 equipes e ideias com potencial de negócio construídas no decorrer das 54 horas do evento. A classificação final do Startup Weekend Saúde Pato Branco foi: 1º lugar, Equipe Dsia; 2º lugar, Equipe Wellfit; 3º lugar, Equipe Mad Max; e Menção Honrosa para a Equipe Safe Needle. O time de jurados foi composto por: Ornella Bertuol, reitora do UNIDEP; Mauri Dengo, CEO da IDS; Vinicius Julio Camargo, médico cirurgião plástico; Juliano Lima, consultor de Negócios na Sebrae/PR; e Thiago Santin, CEO da Bitz e presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI).
Realização
O Startup Weekend Saúde Pato Branco foi promovido pelo Sudovalley, contando com os seguintes patrocinadores: Sebrae/PR, UNIDEP, Grupo Afya, IDS, Cresol, Unimed, Ampernet, PBShopping e Gatha Confecções. Foram apoiadores do evento: AiqFome, Sanepar, Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Prefeitura Municipal de Pato Branco, Parque Tecnológico de Pato Branco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Universitário Mater Dei (Unimater), Sistema Regional de Inovação, Incubadora de Inovações da UTFPR - Campus Pato Branco, GoDaddy, Brex, Google for Startups e Techstars.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]