Projetos de pesquisa dos cursos de Medicina e Odontologia foram aprovados no Programa Afycionados Por Ciência desenvolvido pela Direção Nacional de Ensino do Grupo Afya
11/8/2023
Compartilhe
As docentes dos cursos de Medicina e Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Gabriela Dagios Amadori e Anelise Jaeger Barancelli, tiveram seus projetos de pesquisa aprovados no Programa Afycionados Por Ciência 2023. Ao todo, a Afya recebeu 175 propostas. Dessas, 30 foram contempladas e duas delas são do UNIDEP. Os estudos aprovados receberão bolsas de estudos para execução, contemplando acadêmicos dos cursos envolvidos.
No curso de Medicina, o projeto aprovado, intitulado “Aleitamento materno: a influência da amamentação sobre o desenvolvimento saudável das crianças”, contará com a participação da acadêmica Deisiane Caroline Vitor, do 8º período. No curso de Odontologia, o estudo “Conhecimento, experiências e percepção de procedimentos endodônticos regenerativos entre dentistas do Sistema Único de Saúde” contará com a acadêmica do 8º período, Isadora Hartmann Boff.
A professora Anelise, orientadora do projeto do curso de Medicina, conta que o objetivo da pesquisa é analisar a influência do aleitamento materno sobre o desenvolvimento saudável das crianças até a idade pré-escolar em Pato Branco. “O leite materno é a primeira experiência nutricional da criança, por meio dele todo organismo é modulado pelo perfeito equilíbrio de seus nutrientes. Esse benefício se estende para além da infância, refletindo no estado nutricional e saúde do indivíduo até se tornar um adulto”, frisa.
Ela evidencia o potencial da pesquisa. “A partir desse estudo, poderemos verificar a relação entre a amamentação e a diminuição do desenvolvimento de patologias em lactentes e crianças em idade pré-escolar, também, será possível traçar um perfil das doenças mais comuns naquelas crianças que não foram amamentadas. Ao aprofundar o estudo e a geração de dados referentes ao resultado da amamentação, contribuiremos ainda mais para que essa prática se perpetue”, cita.
A professora Gabriela, orientadora do projeto do curso de Odontologia, por sua vez, explica que a pesquisa proposta busca avaliar o grau de conhecimento, experiência e percepção quanto aos procedimentos endodônticos regenerativos (PER), com intuito de estabelecer uma conduta clínica adequada ao SUS. “A endodontia regenerativa é um dos avanços mais notáveis na Odontologia. A ideia de que se pode substituir estruturas danificadas, recuperando a funcionalidade do tecido pulpar previamente necrótico e infectado, tem sido inovadora”, explica.
Ela também vislumbra os resultados positivos do estudo, tanto para o campo na pesquisa, quanto para a sociedade. “Os resultados contribuirão no atendimento em saúde bucal em âmbito organizacional. A determinação de um protocolo de atendimento para PER, otimizará os atendimentos, diminuindo a quantidade de consultas e risco da necessidade de reintervenções. A manutenção desses elementos na cavidade oral, a longo prazo, garante uma maior qualidade de vida aos pacientes”, avalia.
A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, enaltece a trajetória da IES no Programa Afycionados por Ciência. “A adesão e desempenho de nossos professores e alunos são motivo de orgulho para nós, afinal, em todas as edições tivemos um número expressivo de trabalhos submetidos e sempre estivemos entre as instituições com projetos de pesquisa contemplados. Termos dois projetos aprovados, em uma mesma edição, demonstra que a pesquisa e a iniciação científica na IES vêm se consolidando, bem como indica o potencial dos estudos desenvolvidos pelos nossos docentes e discentes. Resultados como esse reverberam na qualidade do ensino, na experiência que nossos acadêmicos vivem durante a graduação, e na atuação no UNIDEP junto à comunidade”, completa.
O programa
O Programa Afycionados por Ciência é promovido pela Direção Nacional de Ensino do Grupo Afya e fomenta a realização de atividades de pesquisas voltadas para a área da saúde básica, viabilizando ações de melhoramento na sociedade. Dessa forma, o edital prevê bolsas de estudos para docentes e discentes, durante o período de 10 meses para o desenvolvimento das pesquisas.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto ilustrativa: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br