Trabalho do Núcleo de Experiência Discente (NED), realizado a partir de experiência desenvolvida junto ao curso de Odontologia, foi reconhecido nacionalmente
27/6/2022
Compartilhe
Entre os trabalhos premiados nacionalmente no VIII Fórum do Consórcio Sthem Brasil está uma produção do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Com o título “Trilha de Desenvolvimento Interpessoal”, o trabalho foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Experiência Discente (NED), Jaqueline Bernardi Ferreira (coordenadora), Clarice Donizete da Silva Santos (pedagoga) e Brenda Gabriela Favretto da Silva (psicóloga). O estudo resultou de um relato de experiência psicopedagógica e abordou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de acadêmicos do curso de Odontologia.
De acordo com a psicóloga do NED, Brenda Gabriela Favretto da Silva, a prática buscou auxiliar a prática acadêmica na Clínica Escola de Odontologia, a partir de princípios relacionados ao acolhimento e atendimento humanizados. “Habilidades socioemocionais, enquanto importantes competências comportamentais, são capazes de inspirar e impactar positivamente a qualidade de vida e bem-estar, bem como a saúde mental e física dos acadêmicos”, pontua.
A pedagoga do NED, Clarice Donizete da Silva Santos, conta que a Trilha de Desenvolvimento Interpessoal foi realizada em quatro encontros presenciais, por meio da disciplina de Psicologia na Odontologia. “Nesses encontros, abordamos empatia, resiliência, autoconhecimento, autorresponsabilidade e trabalho em equipe. Esses temas foram trabalhados em atividades grupais, com materiais de apoio variados, como textos impressos, conteúdos expositivos e dinâmicas de grupo. Conseguimos associar teoria e prática na atuação clínica dos acadêmicos, bem como em suas vidas pessoais”, frisa.
A coordenadora do NED, Jaqueline Bernardi Ferreira, enaltece que o Setor atua associando construção de conhecimento e prática psicopedagógica. “O Núcleo de Experiência Discente tem como objetivo constituir-se em um espaço de escuta e reflexão sobre condições sociais, emocionais, bem como pedagógicas de nossos alunos. A partir da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem, também é missão do Setor, a partir de atividades, oportunizar o aprimoramento comportamental de nossos alunos, especialmente estimular o papel protagonista na jornada de formação acadêmica”, ressalta.
Para ela, o reconhecimento nacional do Fórum Sthem Brasil reforça a importância, qualidade e efetividade do trabalho do NED no UNIDEP. “O que nos move é o amor pela Educação e, aqui, temos a oportunidade de fazer a diferença na vida de nossos alunos. Receber esse reconhecimento a partir do trabalho construído, realizado e respaldado em resultados que refletem nossa missão, certamente nos motiva e nos instiga a seguirmos realizando o nosso trabalho com responsabilidade, competência e afeto. A missão do NED é reforçada pela oportunidade de contribuirmos, sempre de maneira próxima e efetiva, na jornada acadêmica dos alunos do UNIDEP, que são o foco da nossa atuação”, completa.
UNIDEP no Sthem Brasil 2022
O UNIDEP teve 24 trabalhos aprovados no VIII Fórum do Consórcio Sthem Brasil, que aconteceu de 23 a 25 de março. Docentes de doze cursos de graduação tiveram trabalhos submetidos e aprovados, além de colaboradores de setores institucionais, como o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), o Núcleo de Experiência Discente (NED) e o Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta). Dos 319 trabalhos aprovados, 263 foram de instituições da Afya Educacional, num total de 82% dos trabalhos apresentados no evento.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]