Notícias
Naped

UNIDEP tem trabalhos premiados no Sthem Brasil

Compartilhe

Entre os trabalhos premiados nacionalmente no X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica Sthem Brasil estão quatro (04) produções do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). São trabalhos de autoria dos professores Alaxendro Rodrigo Dal Piva, Andreia Smiderle, Carlos Henrique dos Santos, Cristiane Canton, Graziela Scopel, Keli Starck e Teresa Raquel Conte Demarco, que receberam menções honrosas nas modalidades “Ações junto à comunidade” e “Gestão”. Ao todo, as Instituições de Ensino da Afya conquistaram 31 premiações

Neste ano, o UNIDEP submeteu 32 trabalhos, obtendo 30 aprovações. Para tanto, 48 autores, entre docentes e técnicos administrativos, envolveram-se nas produções. “Os trabalhos submetidos são fruto das práticas pedagógicas realizadas efetivamente nas ações de cursos e setores. Tivemos um envolvimento significativo de textos que tratavam das ações e projetos de gestão acadêmica e pedagógica, o que confirma que buscamos a inovação atrelada à tríade ensino, pesquisa e extensão. Os resultados demonstram a qualidade do corpo docente do UNIDEP”, avalia a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), Graziela Scopel.

Na menção honrosa “Ações junto à comunidade”, o trabalho “Empresas para psicólogos”, de autoria dos professores Cristiane Canton, Alaxendro Rodrigo Dal Piva, Teresa Raquel Conte Demarco e Andreia Smiderle, foi reconhecido.  Já a menção honrosa na categoria “Gestão” premiou três trabalhos do UNIDEP, são eles: “Formação de professores em ensino híbrido: integrando teoria e prática no contexto do Ensino Superior”, de autoria das professoras Graziela Scopel e Keli Starck; “Transformando princípios em práticas: a implementação do Comitê de Sustentabilidade no UNIDEP”, da professora Keli Starck; e “Desenho colaborativo e desafios empresariais”, do docente Carlos Henrique dos Santos.

A professora Keli Starck assina dois dos trabalhos reconhecidos com menção honrosa na categoria “Gestão” e avalia a importância do destaque. “Para mim, esse reconhecimento confirma o valor do trabalho e da dedicação investida, além de destacar a importância de promover a inovação e a sustentabilidade no Ensino Superior. Serve como um lembrete da nossa capacidade de impactar positivamente a sociedade e o ambiente que nos cerca”, destaca.

O Sthem Brasil 2024 aconteceu de 10 a 12 de abril. No UNIDEP, a participação no evento conta com apoio do Naped, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat), do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai), Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Núcleo de Experiência Discente (Ned) e da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).

Trabalhos aprovados de autoria do UNIDEP

Aprendizagem Significativa e o Uso De Metodologias Ativas Na Execução de Avaliação no Curso de Psicologia
Autoras: Suzane Skura, Kelly Cristina Zavadski e Teresa Raquel Conte Demarco 

Arteterapia: A Arte Como Instrumento Psicopedagógico no Ensino Superior 
Autoras: Clarice Silva Santos, Brenda Favretto e Jaqueline Bernardi Ferreira 

Avaliação Interdisciplinar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
Autora: Ligia Fragoso 

Construção de Um Guia Prático Sobre Gestão de Pessoas Para Pequenos Negócios
Autora: Wanda Luquine Elias 

Coral Renascer: Hoje Ele Existe!
Autores: Poliana Martins, Anelicia Veronica Bombana Consoli, Cristiane Canton, Mauricio Jacobi dos Santos 

Desenho Colaborativo e Desafios Empresariais
Autor: Carlos Henrique dos Santos 

Educação Ambiental: Da Universidade Para a Comunidade
Autora: Andressa Zanco 

Empresas Para Psicólogos
Autores: Cristiane Canton, Alaxendro Rodrigo Dal Piva, Teresa Raquel Conte Demarco e Andreia Smiderle 

Extensão em Prol da Efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Ações Interdisciplinares
Autora: Suzane Skura 

Formação de Professores em Ensino Híbrido: Integrando Teoria e Prática no Contexto do Ensino Superior
Autoras: Graziela Scopel e Keli Starck 

Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Recursos Humanos: Um Relato de Experiência
Autora: Leliane Hoffmann 

Gestão da Curricularização da Extensão: Os Desafios da Transdisciplinaridade no UNIDEP
Autoras: Carla Maria Ruedell e Marielle Sandalovski Santos 

Grupo de Acolhimento e Apoio Psicoeducativo Com Estudantes do Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP
Autoras: Clarice Silva Santos, Brenda Favretto e Jaqueline Bernardi Ferreira 

Ideathon Pedagógico: Uma Vivência Formativa Entre Docentes
Autores: Douglas Henrique Batista e Graziela Scopel

Inventando Moda: Uma Atividade Interdisciplinar
Autores: Karin Carla dos Santos Schimidt e Gelson Antônio Grando Barbosa

Monitoria Como Introdução À Docência
Autores: Christiana Almeida Salvador Lima, Diego Mânica e Kayê Varaschin Theodorovicz

Painel: Olhares Sobre a Inteligência Artificial na Educação Superior
Autores: Graciela Caroline Gregolin, Angélica Socca Cesar Recuero e Samuel Krutsch Junior

Plano Terapêutico Singular: Possibilidades de Aprendizado Além da Teoria
Autoras: Silvana Alberton e Gabrielle Socha 

Power Soccer Day 
Autora: Rafaela Nicolete 

Preceptoria: Como Eu Faço?
Autores: Tatiana Rotta Migliorini, Larissa Dullius, Graziela Scopel e Vilson Geraldo de Campos

Procrastinação e Ansiedade: Estratégias Para Romper Esse Ciclo Utilizando Metodologia Ativa
Autoras: Clarice Silva Santos, Brenda Favretto e Jaqueline Bernardi Ferreira 
 
Rotação Por Estações: Oficina de Integração e Recepção de Acadêmicos(As) Ingressantes no Curso de Direito
Autoras: Julia Dambrós e Aloma Natalia da Silva 

Sala de Aula Invertida e Rotação de Estações: Experiências nas Aulas de Laboratório
Autoras: Graziela Scopel e Patrícia Heckert 

Storytelling: Vencendo Preconceitos Por Meio do Conhecimento dos Impactos Jurídicos
Autoras: Alcione Capelin, Marcela Caserta e Luciana Bica

Tiway Aceleração do Conhecimento Técnico do Acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
Autor: Justino Fontenelle Craveiro Neto  
 
Transformando Princípios Em Práticas: A Implementação do Comitê de Sustentabilidade no UNIDEP
Autora: Keli Starck 

Trilha de Aprendizagem em Neuropsicologia: Uma Estratégia Didática para o Entendimento do Diagnóstico de TDAH
Autoras: Luciana de Freitas Bica, Graziela Scopel, Teresa Raquel Conte Demarco e Keli Starck

Um Olhar do Professor Acerca do Processo de Aprendizagem Baseada em Evidências no Decorrer do OSCE
Autores: Anelise Jaeger Barancelli e Pablo Aurelio Dourado 

Uso da Fotonovela Como Ferramenta Avaliativa em Psicologia
Autoras: Gisele Silva Costa Duarte, Teresa Raquel Conte Demarco e Suzane Skura

Utilização da Ferramenta Eportfolio Para Avaliação do Processo de Aprendizagem Acadêmico
Autoras: Teresa Raquel Conte Demarco e Kelly Cristina Zavadski 

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo