Trabalhos do UNIDEP são destaque e recebem menções honrosas em duas categorias: “Ações junto à comunidade” e “Gestão”
22/4/2024
Compartilhe
Entre os trabalhos premiados nacionalmente no X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica Sthem Brasil estão quatro (04) produções do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). São trabalhos de autoria dos professores Alaxendro Rodrigo Dal Piva, Andreia Smiderle, Carlos Henrique dos Santos, Cristiane Canton, Graziela Scopel, Keli Starck e Teresa Raquel Conte Demarco, que receberam menções honrosas nas modalidades “Ações junto à comunidade” e “Gestão”. Ao todo, as Instituições de Ensino da Afya conquistaram 31 premiações.
Neste ano, o UNIDEP submeteu 32 trabalhos, obtendo 30 aprovações. Para tanto, 48 autores, entre docentes e técnicos administrativos, envolveram-se nas produções. “Os trabalhos submetidos são fruto das práticas pedagógicas realizadas efetivamente nas ações de cursos e setores. Tivemos um envolvimento significativo de textos que tratavam das ações e projetos de gestão acadêmica e pedagógica, o que confirma que buscamos a inovação atrelada à tríade ensino, pesquisa e extensão. Os resultados demonstram a qualidade do corpo docente do UNIDEP”, avalia a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), Graziela Scopel.
Na menção honrosa “Ações junto à comunidade”, o trabalho “Empresas para psicólogos”, de autoria dos professores Cristiane Canton, Alaxendro Rodrigo Dal Piva, Teresa Raquel Conte Demarco e Andreia Smiderle, foi reconhecido. Já a menção honrosa na categoria “Gestão” premiou três trabalhos do UNIDEP, são eles: “Formação de professores em ensino híbrido: integrando teoria e prática no contexto do Ensino Superior”, de autoria das professoras Graziela Scopel e Keli Starck; “Transformando princípios em práticas: a implementação do Comitê de Sustentabilidade no UNIDEP”, da professora Keli Starck; e “Desenho colaborativo e desafios empresariais”, do docente Carlos Henrique dos Santos.
A professora Keli Starck assina dois dos trabalhos reconhecidos com menção honrosa na categoria “Gestão” e avalia a importância do destaque. “Para mim, esse reconhecimento confirma o valor do trabalho e da dedicação investida, além de destacar a importância de promover a inovação e a sustentabilidade no Ensino Superior. Serve como um lembrete da nossa capacidade de impactar positivamente a sociedade e o ambiente que nos cerca”, destaca.
O Sthem Brasil 2024 aconteceu de 10 a 12 de abril. No UNIDEP, a participação no evento conta com apoio do Naped, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat), do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai), Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Núcleo de Experiência Discente (Ned) e da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).
Aprendizagem Significativa e o Uso De Metodologias Ativas Na Execução de Avaliação no Curso de Psicologia
Autoras: Suzane Skura, Kelly Cristina Zavadski e Teresa Raquel Conte Demarco
Arteterapia: A Arte Como Instrumento Psicopedagógico no Ensino Superior
Autoras: Clarice Silva Santos, Brenda Favretto e Jaqueline Bernardi Ferreira
Avaliação Interdisciplinar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Autora: Ligia Fragoso
Construção de Um Guia Prático Sobre Gestão de Pessoas Para Pequenos Negócios
Autora: Wanda Luquine Elias
Coral Renascer: Hoje Ele Existe!
Autores: Poliana Martins, Anelicia Veronica Bombana Consoli, Cristiane Canton, Mauricio Jacobi dos Santos
Desenho Colaborativo e Desafios Empresariais
Autor: Carlos Henrique dos Santos
Educação Ambiental: Da Universidade Para a Comunidade
Autora: Andressa Zanco
Empresas Para Psicólogos
Autores: Cristiane Canton, Alaxendro Rodrigo Dal Piva, Teresa Raquel Conte Demarco e Andreia Smiderle
Extensão em Prol da Efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Ações Interdisciplinares
Autora: Suzane Skura
Formação de Professores em Ensino Híbrido: Integrando Teoria e Prática no Contexto do Ensino Superior
Autoras: Graziela Scopel e Keli Starck
Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Recursos Humanos: Um Relato de Experiência
Autora: Leliane Hoffmann
Gestão da Curricularização da Extensão: Os Desafios da Transdisciplinaridade no UNIDEP
Autoras: Carla Maria Ruedell e Marielle Sandalovski Santos
Grupo de Acolhimento e Apoio Psicoeducativo Com Estudantes do Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP
Autoras: Clarice Silva Santos, Brenda Favretto e Jaqueline Bernardi Ferreira
Ideathon Pedagógico: Uma Vivência Formativa Entre Docentes
Autores: Douglas Henrique Batista e Graziela Scopel
Inventando Moda: Uma Atividade Interdisciplinar
Autores: Karin Carla dos Santos Schimidt e Gelson Antônio Grando Barbosa
Monitoria Como Introdução À Docência
Autores: Christiana Almeida Salvador Lima, Diego Mânica e Kayê Varaschin Theodorovicz
Painel: Olhares Sobre a Inteligência Artificial na Educação Superior
Autores: Graciela Caroline Gregolin, Angélica Socca Cesar Recuero e Samuel Krutsch Junior
Plano Terapêutico Singular: Possibilidades de Aprendizado Além da Teoria
Autoras: Silvana Alberton e Gabrielle Socha
Power Soccer Day
Autora: Rafaela Nicolete
Preceptoria: Como Eu Faço?
Autores: Tatiana Rotta Migliorini, Larissa Dullius, Graziela Scopel e Vilson Geraldo de Campos
Procrastinação e Ansiedade: Estratégias Para Romper Esse Ciclo Utilizando Metodologia Ativa
Autoras: Clarice Silva Santos, Brenda Favretto e Jaqueline Bernardi Ferreira
Rotação Por Estações: Oficina de Integração e Recepção de Acadêmicos(As) Ingressantes no Curso de Direito
Autoras: Julia Dambrós e Aloma Natalia da Silva
Sala de Aula Invertida e Rotação de Estações: Experiências nas Aulas de Laboratório
Autoras: Graziela Scopel e Patrícia Heckert
Storytelling: Vencendo Preconceitos Por Meio do Conhecimento dos Impactos Jurídicos
Autoras: Alcione Capelin, Marcela Caserta e Luciana Bica
Tiway Aceleração do Conhecimento Técnico do Acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Autor: Justino Fontenelle Craveiro Neto
Transformando Princípios Em Práticas: A Implementação do Comitê de Sustentabilidade no UNIDEP
Autora: Keli Starck
Trilha de Aprendizagem em Neuropsicologia: Uma Estratégia Didática para o Entendimento do Diagnóstico de TDAH
Autoras: Luciana de Freitas Bica, Graziela Scopel, Teresa Raquel Conte Demarco e Keli Starck
Um Olhar do Professor Acerca do Processo de Aprendizagem Baseada em Evidências no Decorrer do OSCE
Autores: Anelise Jaeger Barancelli e Pablo Aurelio Dourado
Uso da Fotonovela Como Ferramenta Avaliativa em Psicologia
Autoras: Gisele Silva Costa Duarte, Teresa Raquel Conte Demarco e Suzane Skura
Utilização da Ferramenta Eportfolio Para Avaliação do Processo de Aprendizagem Acadêmico
Autoras: Teresa Raquel Conte Demarco e Kelly Cristina Zavadski
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]