21/3/2018
Compartilhe
Desde a oferta inicial de cursos na área de tecnologia, a Fadep sempre demonstrou seu compromisso em estar em sintonia com o que acontece no segmento nos principais polos tecnológicos do mundo. Com esse propósito, o coordenador dos cursos de Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição, Professor Justino Fontenelle Neto, realizou uma imersão tecnológica de duas semanas por empresas localizadas no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A escolha do local, conforme o Professor Justino, se deu, principalmente, por se aquele um local onde a inovação parece ser a palavra de ordem para as empresas de TI, sejam elas já estabelecidas ou startups. Segundo ele, “como o Vale do Silício é um lugar que está sempre à frente em relação aos demais polos de tecnologia localizados em outros países e locais, viemos até aqui para construir parcerias, buscar informações, ampliar nosso networking, e, principalmente, abrir as portas para que possamos, imediatamente, levar a metodologia de trabalho e as novas tecnologias para o dia a dia dos nossos cursos”.
A imersão tecnológica realizada pelo Professor Justino constituiu-se em uma intensa agenda de visitas e reuniões com representantes de empresas que, atualmente, estão se destacando como inovadoras. “Embora tenhamos bons cursos de formação no Brasil, percebemos que há, por aqui, uma cultura que, talvez pelo cenário econômico e tecnológico, não estimula os acadêmicos à inovação, algo completamente diferente do que vimos lá, onde praticamente todos querem produzir alguma coisa nova para o mercado”, frisou. A proposta é, conforme Justino, trazer essa cultura para os acadêmicos da Fadep, a partir de tecnologias que, embora já conhecidas, foram vistas com maior profundidade durante a viagem. “Temos todas as condições de trabalhar nossos acadêmicos a partir de uma perspectiva inovadora, nos mesmos moldes utilizados pelas empresas e universidades americanas”, destacou.
A intenção é, em um projeto de longo prazo, como destacou o Professor Justino Fontenelle, construir um canal permanente entre os cursos de tecnologia da Fadep, e as empresas do Vale do Silício, permitindo com que, em um futuro breve, possamos ter acadêmicos locais em intercâmbio, bem como acesso ao que há de mais avançado para o segmento.
Matéria: Departamento de Comunicação da FADEP