5/9/2019
Compartilhe
Na noite de terça-feira (03/09), aconteceu a abertura da VIII Jornada Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade de Pato Branco (FADEP). A programação segue até sexta-feira, dia 06, com o tema "Práticas emergentes em Psicologia”. A primeira noite contou com a palestra “Morte, perda e luto”, ministrada pelo professor Me. Aroldo Escudeiro, diretor do Centro de Estudos em Tanatologia (Ctan – Ceará), coordenador da Rede Nacional de Tanatologia e docente da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Na abertura, membros da diretoria da Associação Atlética Acadêmica do curso de Psicologia da FADEP – Psicose, apresentaram os projetos realizados e as ações previstas para o decorrer do semestre, entre elas, a organização da VIII Jornada Acadêmica, que teve a participação direta dos acadêmicos atuantes na Atlética.
A coordenadora do curso de Psicologia da FADEP, Profa. Ma. Carla Maria Wojcikiewicz Caldas Baumer, destacou o envolvimento dos acadêmicos na organização, bem como a abordagem proposta pela programação. “Este evento foi pensado e planejado com muito carinho. O intuito foi trazer temas que são trabalhados de forma periférica e, muitas vezes, sem muito aprofundamento. Por isso, a partir das práticas emergentes, nestes dias abordaremos a psicologia do luto, do esporte, do trânsito e de desastres aéreos. Queremos oportunizar visões diferenciadas para os nossos acadêmicos”, enfatizou.
O professor Me. Aroldo Escudeiro, doutorando em Psicologia Social na Universidad del Salvador – USAL/BA, pontuou que, no âmbito acadêmico, quando pensa-se em morte, perda e luto, o primeiro questionamento é: como estudar estes temas? A partir disso, apresentou abordagens da “Tanatologia”, a ciência que estuda o fenômeno da morte e os processos psicológicos dos indivíduos diante da perda. “Ou, ainda, é reconhecida como a ciência que estuda a vida através da ótica da morte, abordagem esta que, ao meu ver, é a mais favorável, pois a partir da tanatologia estudamos os contextos onde houve a perda”, disse.
Para o professor Aroldo, a grande dificuldade que as pessoas possuem de lidar e falar deste tema, é um tabu cultural, especialmente no Ocidente – realidade enfrentada pelo profissional de psicologia. “Nós, psicólogos, seja na clínica, no hospital, na escola, enfim, independente do local da nossa atuação, precisamos lidar com esse tema e, muitas vezes, não temos oportunidade de estudá-lo de forma mais aprofundada”, frisou.
Programação
A VIII Jornada Acadêmica do curso de Psicologia da FADEP seguiu nesta quarta-feira (04/09), com a palestra “Psicologia do/no esporte: o trabalho do psicólogo em um clube de futebol profissional”, ministrada por André Figueiredo Pedrosa, psicólogo do esporte na Associação Chapecoense de Futebol; nesta quinta-feira (05/09), será a vez do tema “Outras experiências em psicologia do trânsito”, com Hugo Nascimento Rezende. O encerramento será na sexta-feira (06/09), com a palestra “O papel da psicologia na investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos”, ministrada por Marcela de Oliveira.
A programação completa e os currículos dos palestrantes podem ser conferidos em: https://www.fadep.br/viii-jornada-academica-de-psicologia.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Adriele Raulino, acadêmica do 2º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.