20/2/2020
Compartilhe
O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está celebrando a conquista do egresso Marco Polo Fraron Filho, concluinte de 2019, que foi aprovado recentemente no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco. Com o projeto de pesquisa que objetiva avaliar o comportamento do concreto permeável e a utilização de cimento supersulfatado, ele foi aprovado na área de pesquisa voltada ao estudo de materiais de construção.
Embora almeje seguir a carreira de professor universitário, Marco ressalta que o mestrado contribuirá de forma significativa na sua carreira profissional, especialmente pela relevância do tema da sua pesquisa, que além de oportunizar benefícios ecológicos no que refere-se à concretagem de vias e espaços públicos, também contribui para prevenção de alagamentos. “Meu estudo abordará a necessidade de se obter produtos que causem menor impacto ao meio ambiente, como o ocorrido quando se substitui o cimento Portland por cimento supersulfatado, utilizando também traços de concreto permeável. Assim, esse material sustentável propicia que a água chegue até o solo, mesmo em áreas pavimentadas, evitando o acúmulo de água sobre a superfície em dias chuvosos”, explicou.
Marco estudou e realizou pesquisas relacionadas ao concreto permeável desde a metade da graduação, o que contribuiu para o seu desempenho no processo de seleção. “Durante a graduação, fomos estimulados a produzir pesquisas científicas em todos os semestres e a fazer pesquisas cada vez melhores, para publicá-las em periódicos da área. No grupo de pesquisas existente no curso, iniciamos um projeto nesta linha, sob orientação do professor Tobias Jun Shimosaka, que sempre nos incentivou a buscar e a construir conhecimento”, contou o egresso.
Segundo ele, a trajetória acadêmica foi fundamental para a conquista. “Tudo o que construí durante minha vida acadêmica foi essencial para chegar até aqui, além disso, eu gostaria de registrar o meu agradecimento aos professores do UNIDEP, que me ajudaram para que eu alcançasse este objetivo, em especial aos professores Jefferson Teixeira Olea Homrich, Tobias Jun Shimosaka, Tobias Luiz Marchioro Toassi e Ernani Benincá Cardoso”, concluiu.
O coordenador do curso de Engenharia Civil, Me. Tobias Jun Shimosaka, que também responde pela Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, ressalta que o curso possui, entre as disciplinas obrigatórias, as Oficinas Integradas, que acontecem do 1º ao 8º período, em que a cada semestre um assunto novo é trabalhado. “Os alunos devem produzir maquetes, projetos ou protótipos para suprir a demanda apresentada no início do semestre. Ao final, deve ser entregue um artigo, em grupo, que relacione teorias da área ao trabalho desenvolvido. Dessa forma, acredito que despertamos o interesse dos alunos para a pesquisa, associando também a prática nesse processo de construção do conhecimento. Paralelamente, temos pesquisas pontuais, realizadas por professores e alunos”, enfatizou.
Tobias também enaltece a conquista de Marco. “Temos muito orgulho de tê-lo como egresso. O sucesso de cada um de nossos alunos é algo muito gratificante para todos nós, professores. Vê-lo optar pela carreira acadêmica também nos deixa muito felizes”, ressaltou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220 3015