31/1/2020
Compartilhe
A programação da I Semana de Capacitação Docente do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) desta quarta-feira (29/01), contou com a participação da professora Ma. Rosilei Ferrarini, que abordou o tema “Ensino por competências”, modelo que estimula o protagonismo do aluno e a construção de conhecimento de forma significativa, representando uma abordagem inovadora e que prepara o acadêmico para o mercado de trabalho, a partir das necessidades da sociedade contemporânea – postura que está sendo priorizada pela Afya Educacional.
Em sua explanação, a professora Rosilei destacou que utiliza a expressão “abordagem por competências”, afinal, as competências não são ensinadas e, sim, desenvolvidas. “E quando a gente fala em “desenvolver”, todos estarão envolvidos e ativos nesse processo, porque a competência são as capacidades e as possibilidades que o estudante tem de mobilizar vários recursos para resolver problemas na sua vida profissional. Por isso, a sala de aula se torna diferente, porque eu, professor, não ensino competência, mas ajudo a desenvolvê-la”, explicou.
Ela também destacou que este modelo de ensino representa um diferencial no mercado de trabalho. “Os alunos estão em movimento, aprendendo, discutindo entre si, elaborando, ou seja, adquirindo e mobilizando aqueles diferentes recursos para resolver problemas e isso os torna profissionais aptos para o mercado. Afinal, o mercado quer pessoas ágeis, que saibam resolver problemas e que participem ativamente dos processos. A abordagem por competências justamente vai desenvolver isso já no processo normativo, para que o profissional chegue no mercado com as competências necessárias”, ressaltou.
Para a professora Rosilei, a abordagem por competências é um modelo inovador e que oportuniza, inclusive, o desenvolvimento científico e tecnológico. “Hoje, para sobrevivermos nesse mundo global, com tanta tecnologia e com tantas inovações, o Brasil precisa de universidades que invistam nesse novo perfil de aluno, nesse novo perfil, inclusive, de professor, que estimule os alunos a pensar, que traga problemas reais, que desenvolva o protagonismo, a autonomia e até o empreendedorismo. As universidades que não aderirem, vão se perdendo. A UNIDEP, já trilhando esse caminho, sai na frente”, destacou.
Homenagens
Na ocasião, ainda, aconteceu a entrega de troféus para os colaboradores que, durante o segundo semestre de 2019, foram reconhecidos por representarem os valores Afya. Além disso, os docentes dos cursos do UNIDEP que obtiveram as melhores avaliações entre os discentes, bem como desempenho de destaque na realização de ações e projetos, também foram reconhecidos pela Reitoria.
Programação
Iniciada na última quinta-feira (23/01), a programação segue nesta quinta (30/01), com a professora Ma. Hermine Luiza Schreiner, que discorrerá sobre a perspectiva: “Educadores inspiradores formam alunos de alta performance”. As atividades encerram nesta sexta-feira (31/01), com quatro workshops promovidos por docentes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT): PBL, com as professoras Anelise Jaeger Barancelli e Alana Mazzeti; Fishbowl, com as professoras Keli Starck e Luciana Bica; Wordclouds e Qrcode, com os professores Denny Almeida e Pablo Dourado; Mapas Mentais e Conceituais, com as professoras Karen Dalla Costa e Vidiany Queiroz.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220 3015