Notícias
UNIDEP

GEPMAT completa seu primeiro ano estimulando práticas inovadoras da aprendizagem no UNIDEP

Compartilhe

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está completando o seu primeiro ano de atuação. Ao envolver professores da Instituição, o grupo, que realiza encontros semanais, promove estudos e pesquisas em metodologias que proporcionam ao aluno ser o foco do desenvolvimento da aprendizagem, estimulando a inovação dentro e fora da sala de aula.

“A implementação de um grupo de estudos na Instituição cumpre diversos papéis. Esse, em específico, tem o objetivo primordial de criar um núcleo-base de estudos e pesquisas em metodologias ativas. O intuito da IES é aprimorar e inserir, no cotidiano de alunos e professores, a cultura da aprendizagem ativa, num processo de desenvolvimento e aplicação contínuo”, explica o professor Me. Denny José Almeida Costa, líder do GEPMAT e coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped).

O professor Denny pontua que a participação ativa do grupo contribui para o fortalecimento do corpo docente do UNIDEP, pois o engajamento dos docentes oportuniza que esse núcleo de investigação aprofunde temáticas em torno dos processos que envolvem a sala de aula e possibilite, ainda, a disseminação desses estudos e pesquisas. “Isso auxilia na transformação de procedimentos tradicionais, em ações mais alinhadas com as práticas contemporâneas de Educação Superior. Quando os docentes passam a trocar suas experiências com seus pares, a lógica da capacitação se fortalece porque se vislumbra possibilidades reais de mudanças em sala de aula a partir das experiências compartilhadas”, enfatiza.

Sendo assim, o grupo atua em três esferas principais: estudo e pesquisa; vivência; partilha e disseminação. Nesse sentido, no decorrer deste primeiro ano, os integrantes do grupo começaram a formatar oficinas inseridas nas Semanas de Capacitação, organizadas pelo Naped e Pró-Reitoria Acadêmica. “Estamos, também, com um material didático prestes a ‘sair do forno’ para auxílio de construções de aulas mais dinâmicas, baseado nas oficinas realizadas em janeiro”, adianta o professor.

Segundo Denny, é possível perceber o progresso nas ações dos docentes em sala de aula. “Muitos já deixaram os medos e receios de lado e começaram a desenvolver técnicas diferentes, a inserir ferramentas antes nunca usadas, mudando a lógica tradicional de ensino. Os resultados da Comissão Própria de Avaliação (CPA), por exemplo, nos mostram essa evolução e a satisfação dos alunos”, pontua.

Destaque, ainda, para a expressiva submissão e aprovação de trabalhos de docentes do UNIDEP, de todas as áreas do conhecimento, no VI Fórum STHEM Brasil 2020, evento exponencial no país sobre inovação acadêmica e aprendizagem ativa, que acontecerá em Taquara - Rio Grande do Sul. “Caminhamos para a consolidação do GEPMAT após a avaliação positiva de que sua atuação junto ao corpo docente, de fato, realiza transformações consideráveis”, conclui.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski e Douglas Maciel, acadêmicos do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Contato: [email protected] // (46) 3220-3015


Ver álbum completo