Notícias
UNIDEP

Mediação de conflitos enquanto prática jurídica inovadora e humanizada abre a programação da Semana Acadêmica de Direito da FADEP

Compartilhe

Na manhã desta terça-feira (27/08), iniciou a programação da XI Semana Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade de Pato Branco (FADEP), que segue até sexta-feira (30/08). Para abrir a programação, os professores Ma. Maiara dos Santos Noronha e Me. Wilkinson Fabiano Oliveira de Arruda ministraram a oficina “Mediação na contemporaneidade”, realizada na Sala do Tribunal do Júri. As atividades seguiram no período da noite, com a palestra “A retomada do estado civil de solteiro após o divórcio”, ministrada por Hugo Sirena.

A professora Maiara dos Santos Noronha explicou que a mediação caracteriza-se enquanto uma nova forma de visualizar os conflitos que são inerentes à vida social, contexto em que o Direito surge como um instrumento para solucionar esses conflitos. “Devido a grande carga de processos que visualizamos hoje, no Judiciário, a mediação, assim como a conciliação e a arbitragem, são instrumentos que visam possibilitar um novo olhar para esses problemas, de tal forma para que os sujeitos possam ter autonomia para resolver esses conflitos”, pontua Maiara.

Assim, a mediação, além de conferir autonomia às partes, aos sujeitos envolvidos nas ações judiciais, visa propor uma forma diferente de atuação jurídica, mas, também, pode ser aplicada em outros contextos. “Temos a tendência de visualizarmos os conflitos de forma negativa quando, na verdade, eles fazem parte da sociedade. Nesse sentido, a mediação transformativa, abordada nesta oficina, visa buscar aspectos positivos desse conflito e visualizá-los como uma forma de crescimento pessoal para os envolvidos. O objetivo é despertar nos alunos, nos professores e na comunidade geral, uma visão diferenciada do Direito, em que todos possam fazer parte, promovendo uma prática jurídica cada vez mais humanizada”, salientou.

O professor Wilkinson Fabiano Oliveira de Arruda, delegado na Comarca de Marmeleiro, evidenciou que o tema é um dos mais relevantes para o momento, justamente por ser uma abordagem de futuro, especialmente no que tange a solução de conflitos. “A mediação, assim como outras ferramentas de pacificação social, representa, na busca por justiça através de meios alternativos ao poder judiciário, uma das soluções mais viáveis, efetivas e baratas que temos hoje”, pontuou.

A partir dessa perspectiva, crimes de menor potencial ofensivo recebem a atuação jurídica de maneira mediadora, em que o advogado tenta pacificar o conflito e harmonizar as relações sociais, em vez de encaminhar o processo para o Judiciário – prática muito comum, mas que pode resultar em anos para resolver um problema que poderia ser solucionado com uma simples conversa.

“Hoje, o Judiciário está sobrecarregado de demandas que poderiam ter sido resolvidas por meio desse novo conceito de Justiça. Queremos que alunos, professores e a comunidade possam entender a importância deste tema, que passa por um processo de transformação cultural e social, o que também compreende a formação dos nossos acadêmicos e reitera a importância de estarmos debatendo este tema, justamente para que os nossos alunos possam ser protagonistas nessa perspectiva de mudança voltada ao gerenciamento de crises e conflitos”, frisou o professor Wilkinson.

O coordenador adjunto do curso de Direito da FADEP, Me. Eduardo Ernesto Obrzut Neto, contou que a programação da Semana Acadêmica começou a ser organizada ainda no semestre passado, contendo novidades. “Destaque para a nossa programação diurna e noturna, com palestras inovadoras, curso de oratória e momentos voltados ao incentivo à iniciação científica, pensando sempre no foco da Educação do aluno, pois além da sala de aula, precisamos oportunizar outras experiências para aprimorar a atuação dos nossos acadêmicos e instigá-los a buscar a constante atualização”, enalteceu.

A programação da Semana Acadêmica de Direito segue até sexta-feira, dia 30 de agosto, com palestras, oficinas, curso de oratória e júri simulado, marcando a utilização da nova estrutura da Sala do Tribunal do Júri da FADEP. Confira a programação completa em: https://www.fadep.br/semana-academica-direito-2019.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Wellynton Pizato, acadêmico do 4º período do curso de Direito da FADEP.


Ver álbum completo