Notícias
UNIDEP

NPJ mobiliza acadêmicos em ações junto à comunidade

Compartilhe

Um dos momentos mais aguardados na formação dos acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), é o início dos estágios supervisionados junto ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde os alunos vivenciam, na prática, diversas nuances do mundo jurídico. Além disso, atividades de responsabilidade social também compõem o currículo do NPJ, a exemplo da ação que ocorreu em 09 de março, quando a disciplina Estágio Supervisionado I inseriu alunos na “Panfletagem pela paz”, ação que aconteceu nas ruas Tocantins e Itacolomi, região central de Pato Branco.

A coordenadora do NPJ, professora Ma. Anelícia Veronica Bombana Consoli, explica que a ação ocorreu, justamente, nas imediações da sede da Delegacia da Mulher, uma vez que se tratava de uma mobilização alusiva ao Dia Internacional da Mulher. “Tal atividade demonstrou o nosso engajamento em ações de responsabilidade social, em que evidenciamos, na prática, os valores preconizados pelo NPJ e pelo curso de Bacharelado em Direito do UNIDEP, com os quais desejamos inspirar os nossos acadêmicos, em prol de uma formação técnica, humana e cidadã”, avalia.

A atividade, que aconteceu durante a manhã e tarde, contou com apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), Conselho da Comunidade e Delegacia da Mulher, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Visita ao Fórum da Comarca de Pato Branco

Entre as atividades do NPJ, destaque para a inserção dos acadêmicos em diversos contextos da prática jurídica. Nesse sentido, no dia 04 de março, alunos das disciplinas de Estágios Supervisionados I e III, acompanhados pelos professores Anelícia Consoli e Maurício Jacobi dos Santos, realizaram uma visita técnica orientada no Fórum da Comarca de Pato Branco.

A comitiva do UNIDEP foi recebida pela servidora Aline Mantovan, pela Juíza da Vara de Família, Dra. Franciele Estela Albergoni De Souza Vairich e pela Promotora de Justiça, Dra. Ivana Ostapiv Rigailo, que explicaram sobre suas profissões e discorreram sobre os desafios do judiciário na atualidade. “Foram momentos de grande aprendizado, que oportunizaram a integração do ambiente acadêmico com o profissional”, completa a coordenadora do NPJ, professora Anelícia.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected] // (46) 3220-3015

Ver álbum completo