3/9/2019
Compartilhe
Na última semana, a servidora do Tribunal de Justiça Aline Mantovan, compartilhou sua experiência com acadêmicos do curso de Direito da Faculdade de Pato Branco (FADEP), nas disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV. O tema do encontro foram as modalidades de atuação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). A atividade prática aconteceu na segunda-feira, dia 26, na Sala do Júri do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FADEP.
De acordo com a coordenadora do NPJ, professora Ma. Anelícia Veronica Bombana Consoli, que ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV, dentre os objetivos da atividade esteve, principalmente, a busca pela conscientização dos acadêmicos perante as vantagens e benefícios da mediação/conciliação, bem como da arbitragem, como alternativas voltadas a solução pacífica dos conflitos.
“Essa abordagem atende o disposto no Código de Processo Civil de 2015, bem como, é uma tendência do Poder Judiciário em desjudicializar as demandas, de modo a solucioná-las sem a necessidade de longas demandas judiciais”, pontua Anelícia.
O momento oportunizou, ainda, o conhecimento prático, por parte dos acadêmicos, de técnicas de conciliação e mediação, uma vez que o NPJ da FADEP possui convênio com o Tribunal de Justiça e, através do atendimento promovido pelos alunos do curso de Direito, sob a supervisão da coordenação e professores advogados do NPJ, está habilitado a realizar o Cejusc Pré Processual em suas imediações.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.