9/12/2019
Compartilhe
Na última semana, o curso de Psicologia da Faculdade de Pato Branco (FADEP) promoveu vários momentos de socialização de estágios, com bancas, apresentações e exposição de banners, envolvendo alunos do 4º, 6º e 10º períodos. Além de pesquisas, os acadêmicos atuaram em diferentes locais de Pato Branco, bem como no Serviço de Psicologia integrado ao Centro de Saúde existente na FADEP, que atende a comunidade acadêmica e também externa.
Na segunda-feira, dia 02, no Anfiteatro, aconteceu a apresentação do 6º período de Psicologia, com o “Estágio Básico: Intervenções em Psicologia”, em que os alunos atuaram junto ao Grupo de Apoio a Mama (Gama), Lar dos Idosos, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque do Som, Remanso da Pedreira e Programa de Saúde do Acadêmico (Prosa). Ainda na segunda-feira (02/12), aconteceu a apresentação das atividades de estágio vinculadas a um Projeto Integrador, cuja socialização foi denominada “Psicologia: Atuações em Contexto”, sendo organizada pelos alunos como parte das atividades do projeto.
Na terça-feira, dia 03, foram realizadas as bancas do “Estágio Básico III: Pesquisa em Psicologia II”, com o 4º período. Na oportunidade, os alunos apresentaram os resultados de seus projetos de pesquisa, realizados durante todo o ano de 2019. Paralelamente, de 02 a 04 de dezembro, ocorreram as apresentações das bancas do estágio final do curso, o “Estágio Supervisionado em Psicologia III”, vinculado à disciplina Seminário de Práticas em Psicologia, com o 10º período. Nesses estágios, os alunos atuam no Hospital São Lucas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço de Psicologia da FADEP, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), empresas, escolas, entre outros.
A coordenadora do curso de Psicologia da FADEP, professora Ma. Carla Maria Wojcikiewicz Caldas Baumer, destaca os estágios enquanto experiências que congregam as principais competências necessárias para a formação profissional dos acadêmicos. “São momentos fundamentais, pois nos estágios os alunos conseguem desenvolver as competências relativas ao saber fazer e saber ser, necessárias para atuação profissional qualificada. Dessa forma, as experiências que o nosso curso proporciona ao aluno implicam no seu desenvolvimento pessoal e profissional, possibilitando com que, cada um, construa a sua identidade profissional de forma autônoma e diferenciada”, enfatizou.
A coordenadora Carla explica que cada etapa de estágio, no curso de Psicologia, preconiza diversas competências do aluno. Para tanto, no 2º período, o “Estágio Básico III: Pesquisa em Psicologia II” prioriza as competências relativas à produção de conhecimento em Psicologia; no 4º período, o “Estágio Básico V: Intervenções em Psicologia” prevê competências relativas à intervenção profissional do psicólogo em contextos sociais e de grupo; nos 8º, 9º e 10º períodos, no “Estágio Supervisionado em Psicologia I, II, III”, as competências relativas à atuação profissional nos diferentes contextos de intervenção profissional do psicólogo.
Sendo assim, além de contribuir na formação dos acadêmicos, os estágios oportunizam o desenvolvimento humano e social, inserindo o curso na comunidade. “Os estágios do 4º período contribuem com a produção de conhecimento, que possibilita o desenvolvimento social. Nos demais estágios, a intervenção realizada beneficia diretamente a população através de atendimentos a pessoas, grupos e organizações, de forma individual e coletiva, favorecendo a melhoria da saúde mental da população em diversos contextos”, completa a professora Carla.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.