14/3/2020
Compartilhe
Na noite desta quinta-feira (05/03), o curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou mais um Encontro com o Mercado. Desta vez, a edição especial, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, intitulada “Mulheres na Comunicação, contou com a presença de três personalidades femininas da comunicação pato-branquense: Adriana Loduvichak, egressa de Jornalismo, Scheila Novaes Schuchovski Sperandio, da Xok Branding e Cirene Vanzela Miotto, fundadora da Revista Mulher 10 e escritora.
O encontro iniciou com uma apresentação dos alunos do 5º período do curso, Stacy Onomichi Naomi, Natália Festinalli, Clara Rampi e Mylena Meloto, acompanhadas por Peterson Ferreira, no cajon e Lucas Wolff, do curso de Direito, no violoncelo. Eles interpretaram a música “ Send My Love”, da Adele – momento superespecial e que emocionou os presentes.
A professora Jozieli Cardenal foi a mediadora do encontro e conduziu a conversa. Scheila contou sobre a sua trajetória profissional, como ingressou no curso de Publicidade e Propaganda, em Curitiba, seus estágios, até chegar à criação da agência Xok, em 2003. Após 17 anos, são mais de 300 projetos de marcas e, hoje, a Xok Branding alcança o mercado nacional. Por isso, Scheila representou confiança e inspiração aos acadêmicos. Segundo ela, “a possibilidade acontece quando a gente se permite, pois, a gente cria nossas próprias oportunidades, afinal, ninguém fecha a porta para quem tem vontade de crescer e aprender”, aconselhou.
Adriana continuou o debate, compartilhando sua experiência na RPC TV, Rede Globo, época em que foi responsável pela cobertura jornalística nos 42 municípios do Sudoeste do Paraná. Por ainda trabalhar com Comunicação, bem como com Publicidade, descreveu o seu momento de reinvenção: “quando a gente gosta muito do que faz, damos um jeito de nos reinventar. Hoje, há muitas possibilidades de atuar no mercado, as possibilidades estão mais acessíveis, basta acreditar naquilo que sonhamos”, disse.
Cirene, fundadora da Revista Mulher 10, publicada por 11 anos, falou sobre os avanços da igualdade de gênero. “Eu sempre quis que 100% de nós fôssemos iguais”. Ela vê que, no futuro, não existirá mais diferenças entre homens e mulheres, especialmente em contextos profissionais.
Após as falas, foi aberta uma rodada de perguntas, quando alunos e professores debateram sobre como a mulher conquistou seu espaço na área de Comunicação e como paradigmas estão sendo quebrados ao longo do tempo. O encontro “Mulheres na Comunicação” inspirou os acadêmicos, que foram instigados pelo desejo de fazer história, seguindo o exemplo e trajetórias das convidadas da noite especial.
------------
Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda
Depoimentos: Daniele Facciocchi, Laraíne Hwang, Marcos Eduardo Sanajotto e Maria Eduarda Machado, acadêmicos do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili // Jornalista MTB 9268 – PR // Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Bruna Oliveira, Douglas Maciel e Géssyca Fiorentin, acadêmicos do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220 3015