17/2/2020
Compartilhe
Acadêmicos, professores e funcionários participaram do mutirão realizado no último sábado (15/02), abrangendo o Bairro Fraron. Alunos vieram de diversas cidades da região, mobilizados pela convocação da Superliga UNIDEP
Desde o início do semestre letivo, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (Coppex) e do Programa de Atendimento ao Discente (Padis), mobilizou alunos, docentes e funcionários para um trote solidário voltado ao combate dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e à prevenção da Dengue, realizado na manhã do último sábado (15/02), com um mutirão de sensibilização que abrangeu o Bairro Fraron, região na qual o UNIDEP está localizado. Com apoio da Prefeitura, 7ª Regional de Saúde e da 1000Medic, empresa também situada no Bairro, o Centro Universitário demonstrou, mais uma vez, compromisso com o bem-estar social.
As orientações aos participantes, relacionadas às abordagens nas residências e coleta de embalagens, bem como aos tipos de criadouros em lotes baldios, aconteceram no Anfiteatro do UNIDEP, reunindo a Reitoria e representantes das entidades parceiras. “Agradecemos a todos que estão nos apoiando, às entidades e, em especial, a toda comunidade acadêmica. Sabemos da importância da conscientização no dia a dia, porque a falta dela pode comprometer a vida das pessoas. Por isso, o apelo é para que tenhamos o olhar atento às atitudes diárias e eliminemos possíveis focos de proliferação do mosquito”, disse a Reitora do UNIDEP, Kelen Beatris Lessa Mânica.
A Pró-Reitora Acadêmica do UNIDEP, Ornella Bertuol, enalteceu que nos 20 anos de história da Instituição, a formação profissional acompanha a formação cidadã dos acadêmicos. “Hoje, demonstramos a nossa responsabilidade, não só diante da nossa cidade, mas diante de nós mesmos e daqueles que fazem parte das nossas vidas. A missão de estarmos aqui, mobilizando esse trote, confirma a responsabilidade social do UNIDEP, que prima pelo coletivo. Aqui, tivemos a adesão de professores, alunos e colaboradores, portanto, estamos indo além da formação de bons profissionais, estamos formando também bons cidadãos”, enalteceu.
No sábado (15/02), a Prefeitura de Pato Branco promoveu o Dia D de combate à Dengue, com ações realizadas em 24 bairros da cidade, o que coincidiu com a mobilização do UNIDEP, voltada ao Bairro Fraron. “Estamos promovendo diversas ações preventivas, especialmente porque tivemos um óbito em Foz do Iguaçu e mortes também em outras cidades do Paraná. Por isso, o nosso trabalho visa envolver a coletividade, pois estamos demonstrando para a sociedade que, juntos, podemos promover a prevenção em nossa comunidade. Somos gratos ao UNIDEP e a toda comunidade acadêmica”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, lembrando que, em 2019, Pato Branco registrou 9 casos de Dengue, enquanto em 2020, até o presente mês de fevereiro, já são 10 casos, sendo 6 importados e 4 próprios, contraídos na cidade.
Estiveram presentes na recepção aos participantes do trote solidário, ainda: o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello; o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Cezar Soares; o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Wilson Braun; Jonas Galeazzi Borges, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Fraron, Rômulo Faggion; além de moradores do Bairro, também engajados no trote solidário.
Consciência cidadã
A ação reuniu professores e funcionários, com destaque para a participação dos acadêmicos, tanto veteranos quanto calouros. Para a acadêmica do segundo período de Medicina, Francesca Debortoli, 19 anos, a escolha por destinar a manhã de sábado para a mobilização contempla a sua formação. “Eu decidi ser médica para ajudar as pessoas, por isso estar aqui hoje faz parte da minha formação. Ajudar a conscientizar as pessoas é uma atitude muito importante, um dever de todos nós”, pontuou.
No caso de Celyne de Oliveira, 18 anos, caloura do curso de Odontologia, o convite da Superliga UNIDEP fez com que ela viesse de Chopinzinho, cidade onde mora, para participar da programação. “Estamos tendo muitos casos de Dengue, então ajudar e fazer o bem aos outros é uma ação que vai somar na minha vida e na minha formação. Escolhi a carreira na área da saúde para poder ajudar as outras pessoas, esse tipo de atividade é algo que eu gosto muito”, contou.
Quem também veio de outra cidade para a ação no Bairro Fraron foi a caloura do curso de Administração, Elis Regina Karpovicz, 19 anos, que reside em Itapejara d´Oeste. “Essa é uma forma para eu me aproximar mais da Instituição, dos professores e dos meus colegas, uma maneira de integração para que a gente possa se conhecer e criar laços. Eu faço parte da sociedade e essa mobilização beneficia a todos, pois ninguém está livre de ter Dengue, pode acontecer comigo ou com alguém que eu conheço, por isso essa causa é tão importante”, disse.
Superliga UNIDEP
A partir dessa ação, nasceu a Superliga UNIDEP, que fará parte do dia a dia da IES, quando o assunto for a promoção da cidadania e da responsabilidade social. A campanha permanente, criada pela Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP, simboliza que cada integrante do Centro Universitário, seja ele professor, aluno ou colaborador, pode exercer sua cidadania e, dessa forma, colocar em prática o seu lado “super-herói”, primando pela coletividade.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220 3015