Notícias
UNIDEP

Usina solar da FADEP passa por testes para início das operações

Compartilhe

Faculdade de Pato Branco terá a segunda maior usina solar da região Sudoeste do Paraná


A usina solar da Faculdade de Pato Branco (FADEP) está em fase de testes e, em breve, começará a funcionar de forma integral. Esta será a segunda maior usina fotovoltaica da região Sudoeste do Paraná. Ao todo, o campus está recebendo 1.222 painéis solares, estruturação que fará da FADEP uma referência em energia renovável e práticas sustentáveis voltadas à eficiência energética.

Desde o início de agosto, foram instaladas as placas nos telhados do estacionamento dos ônibus, Laboratórios de Saúde e de Comunicação, Ginásio de Esportes, Clínica de Saúde e bloco N. Neste momento, estão sendo instalados os painéis no telhado da cantina.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da FADEP, Me. Ricardo Bertoncello, os trabalhos de instalação de painéis, cabos e inversores finalizam nesta sexta-feira, dia 30. Na próxima semana, serão realizados os testes finais para início das operações. “Após a aprovação da Copel, o sistema poderá entrar em operação. Acreditamos que todo este processo ocorra ainda na primeira quinzena de setembro”, completa Ricardo.

O professor Ricardo evidencia que os alunos serão beneficiados de forma direta, pois terão à disposição um laboratório a céu aberto. “Todos os dados de geração, incidência solar, temperatura e velocidade do vento, estão disponíveis para serem consultados e utilizados em pesquisas acadêmicas. Funcionários, bem como toda a comunidade acadêmica, serão beneficiados com a utilização de uma energia gerada a partir de uma fonte de energia renovável e não poluente. A FADEP demonstra, com este projeto, sua preocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta”, destaca.

A diretora geral da FADEP, Kelen Beatris Lessa Mânica, salienta que a instalação da usina solar contempla o planejamento de estruturação física que está sendo executado na Faculdade desde o início do ano. “Temos um planejamento permanente de investimentos voltados à infraestrutura, que contempla diversas melhorias na estrutura do campus, abrangendo salas de aula, estacionamentos, áreas de uso comum, laboratórios, além da aquisição de novos equipamentos, visando modernizar e otimizar as atividades pedagógicas, bem como valorizar as atividades diárias de todos aqueles que fazem parte da FADEP, ou seja, nossos alunos e colaboradores”, enfatiza.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.



Ver álbum completo