3/10/2019
Compartilhe
Na última quinta-feira (26/09), o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) iniciou um projeto de educomunicação junto à Escola Municipal Udir Cantu Baru. A atividade acontece por meio da disciplina de Projeto Experimental I, em que os acadêmicos desenvolverão uma oficina de fotografia com alunos do 5º ano matutino do educandário, projeto que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.
Os encontros ocorrerão semanalmente, até o final de outubro, e resultarão em uma exposição fotográfica itinerante, com fotografias feitas pelas crianças que, para isso, utilizarão os tablets educacionais que integram a Rede Municipal de Educação de Pato Branco. A diretora da Escola Municipal Udir Cantu Baru, professora Haide Nadir Black Rebelato, avalia a realização do projeto, por permitir que, além de conhecimentos sobre fotografia, os alunos sintam-se valorizados e, consequentemente, sejam motivados a adquir novos olhares diante da comunidade escolar.
“Iniciativas como esta refletem diretamente na formação e na autoestima das crianças, pois quando estão fotografando, são coautoras e protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, afinal, estão construindo algo que será materializado neste projeto e na oficina, o que está sendo muito significativo para toda a comunidade da escola”, destacou Haide.
De acordo com a professora Ma. Jozieli Cardenal, o projeto baseia-se na educomunicação, que defende os benefícios da inserção da comunicação em contextos educacionais, especialmente na rede pública de ensino. “A proposta é inserir mecanismos da comunicação no processo de ensino-aprendizagem, bem como na mediação e apropriação dos conteúdos por parte das crianças. Assim, colocamos em prática a função cidadã da comunicação, nos aproximamos da comunidade e ainda oportunizamos uma formação cada vez mais humanizada aos nossos alunos”, avalia Jozieli, que ministra a disciplina de Projeto Experimental I, juntamente com o professor Gelson Barbosa.
Segundo o professor Gelson, embora nesta primeira edição o curso tenha escolhido trabalhar com a fotografia, o projeto pode ser ampliado e, futuramente, inserido em outras escolas. “Dentro das áreas da Comunicação Social, podemos trabalhar jornal escola, jornal mural, rádio escola, tv escola (YouTube), entre outras variáveis em que oportunizamos a vivência dos alunos diante do processo de midiatização, em um contexto voltado à educação e à cidadania”, reforçou Gelson.
A disciplina de Projeto Experimental I tem caráter de trabalho de conclusão de curso e, para os acadêmicos, desenvolver uma oficina de educomunicação, em uma escola municipal, está sendo uma experiência única. “A vontade do nosso grupo era, desde o início, trabalhar com crianças. Surgiu a oportunidade de apresentarmos a fotografia para alunos do 5º ano, estimulando, assim, uma nova forma de expressão por parte deles, especialmente um novo olhar para a realidade da escola. Assim, com este projeto, vamos mostrar a importância da educação para o bairro São João, o que abordará, inclusive, aspectos do desenvolvimento humano e da inclusão social por meio da educomunicação”, pontuou a acadêmica do 6º período de Publicidade e Propaganda, Laraíne Hwang.
O projeto está sendo intitulado “A Transformação Social Oportunizada pela Educação na Infância: a Fotografia Instrumental no Retrato do Empoderamento de Crianças Moradoras do Bairro São João - Pato Branco (PR)” e está sendo desenvolvido pelos acadêmicos Alan Winkoski, Altamiro dos Passos Neto, Cristiane Fernanda Dorigon e Laraíne Hwang.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.