16/10/2019
Compartilhe
No último dia 07/10, a Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX) realizou o lançamento do edital de seleção para concessão de apoio financeiro e econômico a Projetos de Pesquisa a serem desenvolvidos por docentes e discentes da Faculdade de Pato Branco (FADEP). O edital marca a institucionalização da pesquisa científica na FADEP, ou seja, o investimento em pesquisa para além das atividades de ensino, materializando a evolução institucional.
O edital prevê, entre outros avanços, a oferta de bolsas para alunos e professores e a disponibilização da infraestrutura da faculdade para o desenvolvimento dos projetos selecionados. A submissão de projetos de pesquisa deverá ser realizada junto à COPPEX, até 08 de novembro, respeitando as regras estipuladas pelo edital.
Entre os itens a serem avaliados, estão: o projeto de pesquisa proposto, os Currículos Lattes do professor pesquisador e do acadêmico que pleiteiam bolsa, além da média do histórico escolar do aluno. Ao todo, serão selecionados seis projetos e ofertadas 12 bolsas, para alunos e professores, distribuídas entre as áreas de conhecimento que congregam os cursos de graduação da FADEP.
“Quando falamos em projetos de pesquisa, estamos nos referindo ao documento que marca o início de um movimento de construção científica de conhecimento, que envolve docentes e discentes. Temos certeza de que desse movimento serão colhidos muitos frutos, materializados através de publicações em periódicos ou em eventos científicos representativos”, ressalta a gestora da COPPEX, professora Marielle Sandalovski Santos.
Para a diretora Acadêmica da FADEP, professora Ornella Bertuol, a viabilização do edital é um marco para a história acadêmica da FADEP. “Teremos, cada vez mais, a institucionalização das práticas de pesquisa, incentivando nossos docentes e alunos a desempenharem seu papel perante o desenvolvimento da sociedade, pois sabemos que a pesquisa acadêmica pode contribuir, e muito, para a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar social, a partir de proposições voltadas às mais variadas áreas do conhecimento”, ressaltou Ornella.
Áreas previstas no edital
No processo de seleção, os cursos da FADEP foram reunidos em quatro grandes grupos, por afinidade de área do conhecimento: Ciências da Saúde e Ciências Humanas (Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Estética e Cosmética; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Educação Física – Licenciatura; Pedagogia e Psicologia); Engenharias e Ciências Exatas e da Terra (Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia de Software; Engenharia Civil e Engenharia Elétrica); Ciências Sociais Aplicadas (Administração; Ciências Contábeis; Direito; Gastronomia e Publicidade e Propaganda); e todas as áreas do conhecimento (reunindo todos os cursos de graduação).
Os coordenadores de curso e docentes receberam, por e-mail, o edital do processo, acompanhado de modelo de Projeto de Pesquisa; Formulário de Submissão de Projeto de Pesquisa; e Formulário de Pontuação do Docente-Pesquisador e do Discente. “O momento atual é de diálogo e sinergia entre docentes e discentes, e de produção de projetos de pesquisa consistentes e promissores”, completa Marielle.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Foto: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.