Notícias
UNIDEP

FADEP oferta formação em metodologias ativas para professores da rede pública de ensino

Compartilhe

No último sábado, dia 21, a Faculdade de Pato Branco (FADEP), por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT), ofertou uma capacitação docente em metodologias ativas e práticas inovadoras de aprendizagem a professores do Núcleo Regional de Educação (NRE), oportunizada de forma gratuita aos docentes da rede pública de ensino de várias cidades da região.

Segundo a professora Jussany Maria De Barros Moreira, que responde pela Coordenação de de Articulação Acadêmica do NRE, a vivência junto a práticas de aprendizagem inovadoras, oportunizada pela FADEP, foi um estímulo para que os docentes da rede pública possam inserir as metodologias ativas em suas práticas em sala de aula.

“Vemos que, com o passar do tempo, a Educação está vivendo uma nova fase, em que a escola tradicional está pautada ao retrocesso. Portanto, para que possamos envolver e motivar os alunos, para que eles gostem de estar em sala de aula, devemos oportunizar metodologias diferenciadas de aprendizagem, o que contamos com a pareceria da FADEP para isso. Afinal, a aula tradicional é importante, sim, mas hoje, com todas as mídias, os alunos não aprendem só ouvindo, eles aprendem construindo. É isso o que viemos buscar com os professores da FADEP”, enalteceu Jussany, que possui 25 anos de docência.

O coordenador do NAPED, professor Me. Denny José Almeida Costa, conduziu a programação juntamente com professores do GEPMAT. Para ele, a formação voltada ao NRE faz parte da filosofia de trabalho da FADEP, que exerce uma função social em prol de uma Educação de qualidade, nos mais diferentes níveis de ensino, justamente para que o aluno, desde o ensino básico, tenha a oportunidade de vivenciar noções de metodologias ativas e formas diferenciadas de aprendizagem.

“O nosso objetivo é fortalecer o vínculo entre a instituição e os professores da rede pública de ensino, auxiliando no processo educacional da região, o que se intensifica cada vez mais, especialmente quando pensamos em um processo de educação continuada, envolvendo os docentes da FADEP e os do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública e privada da região”, avaliou Denny.

O professor Denny destacou, ainda, os avanços conquistados pelo GEPMAT, que se reúne semanalmente para debater e expandir as práticas de aprendizagem ativa, dentro e fora da FADEP. “Através do grupo de estudos, conseguimos fomentar e disseminar metodologias inovadoras de aprendizagem, que provocam novas formas de pensar e praticar a Educação no que tange aos processos de ensino e aprendizagem. A troca entre os professores da FADEP, do Ensino Fundamental e Médio, foi muito rica, pois observamos que as dificuldades aparecem em todos os contextos”, enfatizou.

Compartilhando inspirações

A coordenadora Acadêmica da FADEP, Carla Maria Ruedell, destacou que o momento concretizou-se em um sábado de muito aprendizado. “Para nós, da FADEP, foi uma alegria muito grande recebermos os docentes do Núcleo Regional de Educação, justamente por confirmarmos, através deste momento, quão linda e valorosa é a missão da Educação, que transforma a vida das pessoas. O NRE é nosso parceiro e, por isso, é relevante compartilharmos as vivências que realizamos aqui na Instituição e recebermos, sobretudo, as experiências das escolas e dos colégios do ensino médio, visando um aprimoramento constante da Educação regional”, ressaltou Carla.

A coordenadora do curso de Nutrição da FADEP, professora Ma. Anelise Jaeger Barancelli, integrante do GEPMAT, compartilhou a sua experiência com as metodologias de aprendizagem ativa. “Depois que começamos a inserir as metodologias ativas nas nossas práticas, não conseguimos mais voltar para o modelo tradicional. Os alunos recebem a novidade com muita expectativa e nós, professores, nos sentimos motivados por experimentarmos a prática docente e o aprendizado dos nossos alunos, que passam a ocorrer de forma mais significativa. Há muitas ferramentas, métodos e aplicativos educacionais a nosso favor, que contribuem para deixar as aulas mais dinâmicas, atrativas e interativas. Com o grupo de estudos e com toda a estrutura pedagógica existente na FADEP, não estamos sozinhos, o que permite que sigamos evoluindo juntos e, ainda, consigamos levar o que aprendemos a outros docentes, como ocorreu com os professores do NRE”, concluiu Anelise.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.  


Ver álbum completo