2/10/2019
Compartilhe
Acadêmicos e comunidade surda participaram do I Seminário de Estudos de Acessibilidade e Inclusão, promovido pela Faculdade de Pato Branco (FADEP) nos dias 27 e 28 de setembro. A programação aconteceu na semana em que comemora-se o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, e acompanhou a postura inclusiva praticada pela faculdade, que tem, constantemente, oportunizando a inserção dos surdos no contexto acadêmico, além de ofertar cursos de extensão voltados à Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A programação foi promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT). Na abertura da programação, na tarde de sexta-feira (27/09), aconteceu o ConscienCINE, com a exibição do filme “E seu nome é Jonas”, com posterior debate.
Ainda na sexta-feira (27/09), aconteceu um bate-papo com esclarecimento de dúvidas sobre os direitos de alunos com necessidades especiais em sala de aula, para os professores que compõem o GEPMAT. Houve, também, uma conferência sobre inclusão e direitos para pessoas com deficiência auditiva. A programação do primeiro dia encerrou com uma mesa-redonda sobre o cotidiano dos surdos na atualidade, com a participação de surdos e intérpretes. No sábado (28/09), aconteceu um workshop, que abordou sinais específicos para a área da saúde, ministrado por Me. Daltro Roque Carvalho da Silva Junior, professor surdo.
O coordenador do NAPED, professor Me. Denny José Almeida Costa, ressaltou a importância da realização do I Seminário de Estudos de Acessibilidade e Inclusão, pois além de um momento voltado à promoção de reflexões junto à comunidade, também contemplou o debate sobre a prática docente.
“É de extrema importância que as pessoas se conscientizem sobre o processo de humanização, pois além de direitos, temos deveres como cidadãos. Um deles é oportunizar a inclusão e isso ocorre por meio da empatia, quando nos colocamos no lugar do outro. Por isso, cada vez mais, estamos mobilizando os nossos alunos e professores para que participem de momentos como este, voltado à reflexão e à transformação social”, disse Denny.
Entre os convidados do I Seminário de Estudos de Acessibilidade e Inclusão e que integraram a programação, estiveram: Profa. Esp. Luciana de Freitas Bica, mestranda em Educação pela Uniarp, psicóloga, intérprete de Libras e voluntária da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS); Profa. Esp. Clicélia Coutinho de Oliveira, bacharel em Direito, professora do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), intérprete de Libras e voluntária da FENEIS. Destaque para a participação, ainda, dos professores surdos: Esp. Jeferson Luiz Ferri, diretor da Associação de Surdos de Pato Branco; Esp. Rodrigo João Franchini, docente de Libras; Me. Daltro Roque Carvalho da Silva Junior, doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, Gabriel Andolfato e Mateus Mazzetti, acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.