28/10/2019
Compartilhe
A Faculdade de Pato Branco (FADEP) está promovendo a programação da primeira Jornada Acadêmica do curso de Odontologia. A abertura das atividades aconteceu na noite desta sexta-feira (25/10), reunindo a direção, coordenação, profissionais da área e lideranças, além de representantes da 7ª Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Os acadêmicos convidaram os familiares para prestigiar o evento, com palestra do professor Me. Robson Luiz Ampessan, que discorreu sobre a atuação clínica a partir da sua experiência, uma vez que possui mais de 30 anos de carreira. A noite contou, ainda, com apresentação do cantor pato-branquense Marcelo Archetti, que além de interpretações também presenteou o público com suas músicas autorais.
Na ocasião, a diretora acadêmica da FADEP, Ornella Bertuol, evidenciou que Faculdade está prestes a celebrar 20 anos de atuação na área educacional e, desde o seu início, demonstra vocação na área da saúde, com a implementação de diversos cursos ao longo dos anos. “Ao concretizarmos os cursos de Odontologia e Medicina, fortalecemos ainda mais o nosso comprometimento com o desenvolvimento da saúde no nosso município, bem como no Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina”, destacou Ornella, evidenciando que a representatividade da FADEP ganha ainda mais força, justamente porque a Faculdade, hoje, integra o Grupo Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil.
O chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, frisou que a estruturação da rede de atenção primária em Pato Branco, no que refere-se à atuação dos profissionais de odontologia, integra uma história que possui mais de 20 anos. Hoje, em virtude das condições existentes, somadas ao curso de Odontologia da FADEP, os acadêmicos têm a oportunidade de atuarem junto à comunidade.
“O Governo do Estado do Paraná incentiva a participação da 7ª Regional de Saúde junto às instituições de ensino e a FADEP pode contar conosco para fomentar, ainda mais, os cursos da área da Saúde, bem como a área da odontologia, estimulando os futuros profissionais a serem protagonistas e a construírem um legado para a sociedade”, disse Anderson, que é dentista e evidenciou a importância do curso para a cidade e região, bem como a qualidade da programação da Jornada Acadêmica. “É motivo de orgulho que, justamente no Dia do Dentista, possamos celebrar a primeira Jornada Acadêmica do curso de Odontologia em Pato Branco”, completou.
O coordenador do curso de Odontologia, professor Dr. Wellington Lima, que também preside a Associação Brasileira de Odontologia – subseção Pato Branco, salientou que a programação da Jornada atende ao compromisso da FADEP, voltado a preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho, público e privado, dentro de uma concepção de curso que seja modelo.
“A arte da odontologia é apaixonante e, temos certeza, as diversas áreas de atuação irão, cada dia mais, instigar os nossos alunos, pela busca do conhecimento e participação em eventos científicos, para troca de experiências e contato direto com profissionais da área, como teremos nos próximos dias”, ressaltou.
A Comissão Organizadora da I Jornada Acadêmica do curso de Odontologia da FADEP é presidida pela professora Ma. Karen Laurene Dalla Costa. O evento de abertura contou com a presença, ainda, de Paulo Henrique Pegoraro, coordenador de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.
Falando de Odontologia
Em sua palestra, o professor Me. Robson Luiz Ampessan apresentou casos e diferentes técnicas, a partir variadas situações que demandaram restaurações, inclusive exemplos de mutilação, demonstrando os efeitos positivos do trabalho do profissional dentista, ao contribuir para a autoestima dos pacientes.
“Casos severos de mutilação funcional e estética serão cada vez mais raros, mas, ainda assim, existirão. Por isso, o profissional deve estar preparado, possuindo conhecimento técnico e operacional. Ao atendermos pacientes mutilados, que muitas vezes têm sérias dificuldades para comer ou falar, cumprimos a função humana do cirurgião-dentista, que promove qualidade de vida e equilíbrio emocional para muitas pessoas”, destacou.
Robson evidenciou, ainda, a evolução da profissão, destacando a importância de buscar o aprimoramento constante, especialmente no que refere-se a implementação de novas soluções e técnicas, a partir da inserção de mecanismos tecnológicos e digitais. “É essa nova odontologia que os acadêmicos viverão e ajudarão a construir. Trabalhamos a partir de numa transformação constante, que abrange, também, uma mudança do perfil e das necessidades dos nossos pacientes, o que caracteriza um novo jeito de se fazer odontologia”, ressaltou.
A importância da formação acadêmica e da inserção de novos profissionais no mercado, também foi pontuada por Robson. “Parabenizo aos acadêmicos pela escolha da profissão. Espero encontrar a evolução da odontologia no futuro, a partir de um trabalho reabilitador, beneficiado pela tecnologia, mas sempre priorizando o lado humano, pois temos um papel social”, completou.
Robson Luiz Ampessan é coordenador de cursos de especialização no Instituto Latino americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e da Associação Brasileira de Odontologia, ambas em Curitiba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente, nos seguintes temas: cimento resinoso, cerâmica, fotoativação.
A música acolhedora de Marcelo Archetti
No palco do Anfiteatro da FADEP, Marcelo Archetti pode se sentir em casa. “Eu e minha família temos uma história com a FADEP, já estive aqui em muitos momentos, cantei em diversos lugares e eventos promovidos pela Faculdade e estar aqui, hoje, na abertura da primeira Jornada Acadêmica de Odontologia, é motivo de alegria e uma forma de permanecer próximo à FADEP, a qual que tenho um carinho muito grande”, contou.
Programação da Jornada
Na próxima quarta-feira, dia 30/10, a Jornada retoma as atividades a partir das 09h, com a palestra “Discutindo o câncer bucal”, ministrada pelo cirurgião-dentista Laurindo Moacir Sassi, membro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e membro do corpo clínico do Hospital Universitário de Curitiba.
Ainda na quarta-feira (30/10), a partir das 14h, os participantes da Jornada terão a oportunidade de assistir à fala do professor Daniel Garcia Raimundo, que abordará a temática “Intervenção cirúrgica em casos de câncer envolvendo cabeça e pescoço”.
Na quinta-feira (31/10), último dia das atividades que ocorrerão na FADEP, o Hospital do Câncer de Pato Branco promoverá um evento no qual a programação da primeira Jornada estará vinculada, a V Jornada Oncológica de Integração Multidisciplinar, com destaque para as oficinas que serão conduzidas pelos cirurgiões-dentistas Adriano Leão Ruaro e Cristiane de Alcântara Dalzotto.
Na sexta-feira (01/11), a partir das 08h30, os alunos e professores do curso de Odontologia da FADEP estarão na Praça Presidente Vargas, para realizar uma atividade preventiva ao câncer bucal, junto à comunidade pato-branquense.
-----
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.