18/10/2019
Compartilhe
Instituições de Ensino Superior foram contempladas pelo prêmio que reconhece boas práticas docentes no Estado do Paraná
O curso de Direito da Faculdade de Pato Branco (FADEP) foi contemplado pela OAB Paraná com o Prêmio Aloísio Surgik, que reconhece boas práticas docentes e de valorização profissional no âmbito da Educação Jurídica do Estado. Sete iniciativas de instituições de ensino superior receberam a premiação nas categorias Ensino, Pesquisa e Extensão.
Coordenada pelas Comissões de Ensino Jurídico e de Estágio e Exame de Ordem, a iniciativa tem o objetivo de identificar, reconhecer e disseminar práticas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino do Direito. A FADEP conquistou a terceira colocação na categoria extensão, com práticas de ensino jurídico, bem-estar social e cidadania, envolvendo acadêmicos do curso de Direito e alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). O projeto premiado pela OAB foi submetido pela professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Ma. Anelicia Verônica Bombana Consoli.
“O projeto encaminhado à apreciação do Prêmio Aluízio Surgik referenciou as ações desenvolvidas no ano de 2017, as quais foram objeto de relatos e evidências, que possibilitaram a complementação do processo de formação profissional dos acadêmicos do curso de Direito, bem como desenvolveram atividade social e profissional, mediante orientação dos professores responsáveis”, explica a professora Anelicia, que desenvolveu o projeto e orientou os acadêmicos juntamente com os professores Cassiane Gemi e Mauricio Jacobi dos Santos.
Durante a realização das atividades, alunos dos 7º, 8º, 9º e 10º períodos pesquisaram sobre temáticas variadas, associando a prática jurídica a questões ligadas à inclusão social, cidadania e bem-estar, promovendo apresentações a partir dos conteúdos, compartilhando conhecimento com os idosos.
“Além de proporcionar aos acadêmicos a apropriação do conhecimento jurídico, o projeto permitiu que, ativamente, desenvolvêssemos práticas de promoção cidadã e empatia, beneficiando os idosos e, principalmente, oportunizando uma formação humanizada, pois esta experiência certamente fará a diferença na vida dos alunos envolvidos, promovendo o desenvolvimento acadêmico, mas também pessoal”, disse.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito da FADEP, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, a iniciativa da OAB Paraná, com o prêmio Aloísio Surgik, é muito relevante para disseminar as boas práticas do ensino do Direito, e também para distinguir a excelência dos trabalhos desenvolvidos nas IES.
“Para o curso de Direito da FADEP, esse é o reconhecimento da qualidade da educação jurídica desenvolvida pelo nosso corpo docente, e reforça a importância de um ensino vinculado a uma prática significativa, que permita ao aluno vivenciar a realidade social com a qual irá atuar. Este é um grande diferencial do profissional na atualidade, que permeia o modelo de ensino ofertado pela FADEP e confirma o nosso potencial acadêmico, especialmente no que refere-se ao cenário regional”, destacou Angélica.
Atualmente, a Unati atende aproximadamente 150 idosos, distribuídos em duas turmas. O curso de Bacharelado em Direito é parceiro do projeto desde 2006, a partir da atuação de voluntários junto às atividades para tratar de assuntos relacionados ao direito. Desde 2012, a parceria tornou-se atividade vinculada ao Núcleo de Prática Jurídica e as disciplinas de Estágio Supervisionado. A Unati resulta da parceria entre a FADEP e a Prefeitura de Pato Branco.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.