Notícias
UNIDEP

OAB Paraná concede Prêmio Aloísio Surgik ao curso de Direito da FADEP

Compartilhe

Instituições de Ensino Superior foram contempladas pelo prêmio que reconhece boas práticas docentes no Estado do Paraná


O curso de Direito da Faculdade de Pato Branco (FADEP) foi contemplado pela OAB Paraná com o Prêmio Aloísio Surgik, que reconhece boas práticas docentes e de valorização profissional no âmbito da Educação Jurídica do Estado. Sete iniciativas de instituições de ensino superior receberam a premiação nas categorias Ensino, Pesquisa e Extensão.

Coordenada pelas Comissões de Ensino Jurídico e de Estágio e Exame de Ordem, a iniciativa tem o objetivo de identificar, reconhecer e disseminar práticas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino do Direito. A FADEP conquistou a terceira colocação na categoria extensão, com práticas de ensino jurídico, bem-estar social e cidadania, envolvendo acadêmicos do curso de Direito e alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). O projeto premiado pela OAB foi submetido pela professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Ma. Anelicia Verônica Bombana Consoli.

“O projeto encaminhado à apreciação do Prêmio Aluízio Surgik referenciou as ações desenvolvidas no ano de 2017, as quais foram objeto de relatos e evidências, que  possibilitaram a complementação do processo de formação profissional dos acadêmicos do curso de Direito, bem como desenvolveram atividade social e profissional, mediante orientação dos professores responsáveis”, explica a professora Anelicia, que desenvolveu o projeto e orientou os acadêmicos juntamente com os professores Cassiane Gemi e Mauricio Jacobi dos Santos.

Durante a realização das atividades, alunos dos 7º, 8º, 9º e 10º períodos pesquisaram sobre temáticas variadas, associando a prática jurídica a questões ligadas à inclusão social, cidadania e bem-estar, promovendo apresentações a partir dos conteúdos, compartilhando conhecimento com os idosos.

“Além de proporcionar aos acadêmicos a apropriação do conhecimento jurídico, o projeto permitiu que, ativamente, desenvolvêssemos práticas de promoção cidadã e empatia, beneficiando os idosos e, principalmente, oportunizando uma formação humanizada, pois esta experiência certamente fará a diferença na vida dos alunos envolvidos, promovendo o desenvolvimento acadêmico, mas também pessoal”, disse.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da FADEP, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, a iniciativa da OAB Paraná, com o prêmio Aloísio Surgik, é muito relevante para disseminar as boas práticas do ensino do Direito, e também para distinguir a excelência dos trabalhos desenvolvidos nas IES.

“Para o curso de Direito da FADEP, esse é o reconhecimento da qualidade da educação jurídica desenvolvida pelo nosso corpo docente, e reforça a importância de um ensino vinculado a uma prática significativa, que permita ao aluno vivenciar a realidade social com a qual irá atuar. Este é um grande diferencial do profissional na atualidade, que permeia o modelo de ensino ofertado pela FADEP e confirma o nosso potencial acadêmico, especialmente no que refere-se ao cenário regional”, destacou Angélica.

Atualmente, a Unati atende aproximadamente 150 idosos, distribuídos em duas turmas. O curso de Bacharelado em Direito é parceiro do projeto desde 2006, a partir da atuação de voluntários junto às atividades para tratar de assuntos relacionados ao direito. Desde 2012, a parceria tornou-se atividade vinculada ao Núcleo de Prática Jurídica e as disciplinas de Estágio Supervisionado. A Unati resulta da parceria entre a FADEP e a Prefeitura de Pato Branco.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.



Ver álbum completo