Pesquisa
A pesquisa é elemento essencial para a concretização da tríade ensino-pesquisa-extensão base da educação superior, pois é por meio da pesquisa que a formação acadêmico-científica se realiza de modo crítico, reflexivo, inovador e emancipatório. Para Demo (2006, p. 50)¹ “[...] se a pesquisa é a razão do ensino, vale o reverso, o ensino é a razão da pesquisa. O importante é compreender que sem pesquisa não há ensino. A ausência da pesquisa degrada o ensino a patamares típicos de reprodução imitativa”.
É por isso que o UNIDEP dispõe de distintos programas e ações de incentivo, fortalecimento e fomento à pesquisa e produção científica destinados a professores, alunos e egressos. São exemplos das iniciativas institucionais para promover a pesquisa:
Os programas de apoio à pesquisa e à iniciação científica (IC), por meio de editais para concessão de bolsa de pesquisa e IC;
A concessão de subsídios financeiros para participação em eventos científicos e publicação de trabalhos;
O estímulo permanente aos Grupos de Estudo e Pesquisa (GEPs);
A realização do SUMMIT UNIDEP, evento científico institucional para socialização de produções de pesquisa, extensão e inovação;
A disseminação do conhecimento científico através dos periódicos científicos Santé - Cadernos de Ciência da Saúde e Revista de Direito Contemporâneo do UNIDEP (RDC-U) editados pelo UNIDEP;
A existência de Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) registrado junto à CONEP.
Essas e tantas outras oportunidades de pesquisa você - professor, aluno e egresso do UNIDEP -, encontram aqui!
¹DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo.12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006, 128p.
Coordenação
Profa. Ma. Graciela Caroline Gregolin
Editais e programas em andamento
EDITAL 003/2024 - GEPCOM - Submissões na 2ª Edição do e-book Semio
- Inscrições: fluxo contínuo.
Grupos de Estudo e Pesquisa
DIFUNDIR - Direitos fundamentais: Da Constituição Federal à vivência social
Temas de pesquisa:
Ações Afirmativas de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade Étnico-Racial.
Objetivos:
a) Analisar a história dos direitos humanos no mundo ocidental;
b) Identificar os debates em torno da constituinte de 1988 e a positivação dos direitos humanos como direitos fundamentais;
c) Conceituar direitos-meios e direitos-fins;
d) Investigar atentamente os chamados direitos-meios, ou seja, aqueles que proporcionam atingir os direitos fins;
e) Relacionar os direitos positivados com a prática social, investigando em que medida os direitos fundamentais se tornam práticas sociais;
f) Realizar pesquisas e investigações sobre violações aos direitos humanos, particularmente aqueles que desconsideram os “direitos-meios”;
g) Levantar dados sobre a efetivação dos direitos fundamentais nos municípios do sudoeste do Paraná.
h) Escrever artigos científicos sobre a temática investigada;
i) Participar de Eventos, Congresso, Seminários científicos do curso de direito, história e ciências sociais.
j) Escrever artigos para publicações em Revistas Científicas;
k) Participar de seminários e discussões com alunos do ensino médio das escolas e colégios estaduais e particulares dos municípios nos quais residem os acadêmicos e membros do grupo.
Público-alvo:
Acadêmicos de todos os períodos do curso de direito, professores da rede pública, alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública. Ainda, acadêmicos de todos os cursos do UNIDEP, interessados na temática dos direitos fundamentais.
Professora líder: Profa. Dra. Eucléia Gonçalves dos Santos
E-mail: [email protected]
Curso proponente: Direito
GEDAI - Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente
O GEDAI tem como intento proporcionar o aprofundamento de estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem de adultos e suas especificidades no âmbito do ensino superior. Visa também, promover a construção e o fortalecimento da identidade do professor, com base nos pressupostos do Projeto de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).
Na prática, desenvolvemos estudos que envolvem as temáticas de desenvolvimento e aprendizagem de adultos e com isso buscamos capacitar os professores sobre o entendimento da formação de conceitos para o sujeito.
No que tange a pesquisa, visamos incentivar a produção sobre as temáticas estudadas nas mais diferentes formas de transmissão do conhecimento. Assim, fomentamos, além da prática da pesquisa entre os docentes, a consolidação da identidade destes, uma vez que o professor que vivencia a abstração de conceitos que alicerçam a sua prática, estará mais apto a transmitir essas ferramentas para otimizar o aprendizado para seus alunos.
“O saber que não vem da experiência, não é realmente saber” (Vigotsky, 1997).
Público-alvo:
Docentes de todos os cursos do UNIDEP.
Professora líder: Profa. Ma. Kelly Cristina Zavadski
E-mail: [email protected]
Curso proponente: Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente - Naped
GEPCOM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade
Temas de pesquisa:
Comunicação, Cultura e Sociedade.
Objetivos:
a) Fomentar a produção científica no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda;
b) Evidenciar a relação entre teorias e práticas de mediação e midiatização;
c) Demonstrar o caráter interdisciplinar da Comunicação Social, a partir do diálogo com diferentes saberes;
d) Oportunizar a análise crítico-reflexiva da mediação da Comunicação em sua construção social.
Público-alvo:
Acadêmicos e egressos do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIDEP.
Professora líder: Profa. Ma. Jozieli Camila Cardenal Suttili
E-mail: [email protected]
Curso proponente: Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda
Publicações
E-book | Onde mora o amor (2023)
E-book | Semio - Comunicação, cultura e sociedade: inter-relações simbólicas (2023)
GEPMAT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas de Aprendizagem
O GEPMAT tem o intuito de desmistificar as metodologias ativas – ajustes e alinhamento, sejam elas através do uso tecnologias como: GoConqr, Kahoot, Edpuzzle, Edmodo, Wordclouds, Qrcode, Redes sociais, Gradepen, Socrative; ou m Mecanismos não tecnológicos: TBL, PBL, PjBL, Task Based Learning, Gamificação, Peer Instruccion, Flipped Classroom, método 300, mapas mentais, mapas conceituais, entre outros.
Quanto as suas práticas, promove a discussão sobre as melhores formas de operacionalizar as metodologias ativas, o acompanhamento da continuidade das práticas nas disciplinas/cursos, a divulgação das atividades bem-sucedidas e reorganização das que não obtiveram bons resultados, além de selecionar de práticas de ensino que podem ser transformadas ou adaptadas para projetos de extensão.
Em relação à pesquisa, o Grupo busca o registro de boas práticas, a sistematização das ideias e procedimentos realizados, a seleção e transformação das práticas mais exitosas em pesquisas institucionais, instiga a participação em eventos, a publicação de resumos e artigos e a organização de materiais didáticos teóricos e práticos para publicação.
Em suma, os objetivos do GEPMAT são:
a) Estudar sobre Metodologias Ativas e “novas” tendências na educação;
b) Auxiliar no registro e desenvolvimento de pesquisas sobre as temáticas estudadas e aplicadas;
c) Promover a formação continuada do núcleo docente (do grupo e fora dele);
d) Entender e propagar o uso de tecnologias adequadas às práticas pedagógicas;
e) Formular e acompanhar a execução de projetos disciplinas que tenham como base as metodologias ativas;
f) Disseminar práticas de MA’s na instituição;
g) Fortalecer práticas docentes pensando na organização de cada curso e de áreas afins para a construção de redes de boas práticas;
h) Proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos a partir do domínio e compreensão das Metodologias Ativas.
Público-alvo:
Docentes de todos os cursos do UNIDEP.
Professora líder: Profa. Ma. Graziela Scopel Borges
E-mail: [email protected]
Setor proponente: Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente - Naped
GEPPCS - Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia e Constituição do Sujeito
Temas de pesquisa:
Constituição humana; Determinação social do processo de saúde e doença; Desenvolvimento humano e formação da personalidade.
Objetivos:
a) Estudar e conceituar a questão da constituição humana à luz das contribuições da ciência psicológica;
b) Identificar as múltiplas determinações que envolvem a formação humana na atualidade;
c) Compreender a determinação social do processo de saúde e doença na formação dos sujeitos;
d) Realizar investigações científicas que versem sobre o tema da constituição humana, especialmente os processos de desenvolvimento humano e personalidade.
Público-alvo:
Acadêmicos (as) de todos os cursos do UNIDEP.
Professora líder: Profa. Dra. Camila Trindade
E-mail: [email protected]
Curso proponente: Psicologia
GPSC - Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva
Temas de pesquisa:
As pesquisas na área de saúde coletiva envolvem epidemiologia, políticas públicas, ciências humanas em saúde, áreas estas comuns aos cursos de saúde da instituição.
Objetivos:
a) Realizar pesquisa científica na área de saúde coletiva;
b) Desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
Público-alvo:
Docentes e acadêmicos dos cursos de saúde do UNIDEP. Docentes e acadêmicos de outros cursos que tenham relação com a temática.
Professora líder: Profa. Ma. Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues
E-mail: [email protected] e [email protected]
Setor proponente: Medicina e Odontologia.
Conecta Direito - Grupo de Estudos Direito e Tecnologia
Nome do Grupo de Estudos: (descrição e sigla): Grupo de Estudos Direito e Tecnologia UNIDEP – Conecta Direito
Professor líder: (nome e e-mail): Murilo Henrique Garbin,
Curso promotor: Direito
Temas de pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
Objetivo:
a) Compreender as inter-relações entre Direito e inovações tecnológicas, repensando as possibilidades e os limites jurídicos neste papel de regulação.
b) Identificar, nas análises e estudos, os ramos do conhecimento jurídico passíveis de incidência na regulação e tratamento destas inovações.
c) Analisar criticamente essa incidência, sugerindo possibilidades e salientando eventuais limitações, prezando pela segurança jurídica.
Público-alvo: Acadêmicos e egressos dos cursos de Direito e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNIDEP. Ainda, pesquisadores interessados nos temas de pesquisa.
editais
Entre as ações de estímulo à Pesquisa realizadas pelo UNIDEP está a publicação de Editais de Seleção de Projetos para Concessão de Apoio à Pesquisa e à Iniciação Científica, com aporte de recursos do UNIDEP.
Aos docentes autores de Projetos selecionados são concedidas bolsas de estímulo à Pesquisa Científica e aos discentes, bolsas de Iniciação Científica.
Os Editais também envolvem a concessão de recursos econômicos, tais como: disponibilização de infraestrutura, especialmente laboratórios, e equipamentos institucionais, materiais, entre outros.
Dessa forma, o UNIDEP concretiza na prática o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, à Inovação Tecnológica e à Extensão, o qual, no que se refere à Pesquisa, apresenta-se através das seguintes modalidades:
I. Programa de Bolsas para Pesquisa Científica (ProBPC), dirigido a docentes;
II. Programa de Voluntariado em Pesquisa Científica (ProVPC), dirigido a docentes;
III. Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC), dirigido a discentes;
IV. Programa de Voluntariado em Iniciação Científica (ProVIC), dirigido a discentes.
V. Voluntariado em Pesquisa dirigido a egressos do UNIDEP (ProVolPE).
De modo complementar citamos o Programa Afycionados por Ciência, uma iniciativa do Grupo Afya Educacional, a qual se concretiza em duas modalidades:
I. Programa de Concessão de Bolsa de Pesquisa: podem participar desta modalidade docentes, colaboradores administrativos, preceptores (com vínculo celetista com o UNIDEP) e discentes de todas as áreas do conhecimento. O Programa oferta bolsa de pesquisa para orientador e aluno.
II. Programa de Concessão de Subsídios para Participação em Eventos Científicos: podem participar desta modalidade docentes, preceptores (com vínculo celetista com o UNIDEP) e discentes de todos os cursos. Para solicitação do subsídio, é obrigatória a apresentação de trabalhos nas modalidades pôster ou apresentação oral em evento nacional, e apresentação de trabalhos na modalidade oral em evento internacional. O programa é na modalidade fluxo contínuo, e subsidia a inscrição e o transporte do participante no evento
Ressalta-se que as pesquisas que envolvem seres humanos sempre deverão tramitar pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
abnt coleção
summit unidep
O SUMMIT UNIDEP 2024 será realizado de 12 a 22 de novembro de 2024. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), objetiva estimular a produção acadêmica e promover a difusão de conhecimento e cultura através da publicação de resultados de ações de Ensino, Pesquisa, Inovação, Extensão e Cultura realizadas por discentes, docentes, técnicos-administrativos e egressos do UNIDEP.
Confira o Edital AQUI!
Inscreva-se AQUI!
😍🏃♀️💨
Booora se preparar para arrasar na apresentação e aproveitar todas as atrações 🤩👏.
CERTIFICAÇÃO
Os autores de produções selecionadas para o SUMMIT UNIDEP 2024 e que participarem da sessão de apresentação para a qual o trabalho foi elegido, desde que a sessão de apresentação não aconteça em horário correspondente ao das atividades curriculares das disciplinas listadas nas modalidades 1 e 2 do edital, receberão certificado de 12h.